bás comem frutos, vermes, pequenos mamíferos, aves e serpentes. As onças alimentam-se de macacos, capivaras, porcos-do-m ato, gambás e quatis. As serpentes da região alimentam-se de pequenos mamíferos, aves e ovos. Imagine que você é um ecólogo e está estudando a população de quatis dessa região. Analise as situa ções abaixo e determine de que maneira elas afetam a população desses animais. I. O uso contínuo de DDT nos m ilharais próximos à floresta prejudicou as aves, que buscavam alimento nessas plantações. II. Um grupo de caçadores m atou m uitas aves da região. III. A criação de uma indústria numa cidade próxima à região atraiu os agricultores, que abandonaram a cultura de milho. Onças entraram na região. IV. Uma epidemia prejudicou a população de gambás. V. A região está superpovoada. Aumentam as lutas entre os quatis machos, e m uitos indivíduos emigram. VI. Chuvas intensas “ lavaram” o solo, retirando m inerais e prejudicando a vegetação. VII. Um verão m uito longo favoreceu a eclosão dos ovos. Isso se deu num a ocasião em que o número de gambás da região era m uito reduzido.1. Quais situações favorecem o aum ento da população?2. Quais situações tendem a dim inuir a população?3. Quais descrevem fatores dependentes da densidade populacional?4. De que maneira o ser hum ano interfere na população de quatis?
Soluções para a tarefa
Olá,
São eventos que prejudicam a população:
I. O uso contínuo de DDT nos milharais próximos à floresta prejudicou as aves, que buscavam alimento nessas plantações.
II. Um grupo de caçadores m atou muitas aves da região.
Como os quatis também se alimentam das aves há uma escassez de comida, e aumenta sua disputa com os gambás por alimentação.
III - A criação de uma indústria numa cidade próxima à região atraiu os agricultores, que abandonaram a cultura de milho. Onças entraram na região.
A onça é um predador natural dos quatis.
V. A região está superpovoada. Aumentam as lutas entre os quatis machos, e muitos indivíduos emigram.
Muitos indivíduos podem acabar feridos ou mortos em disputas territoriais
VI. Chuvas intensas “ lavaram” o solo, retirando minerais e prejudicando a vegetação.
Os quatis também se alimentam de pequenos insetos e alguns vegetais, os quais foram prejudicados.
Auxiliam no Aumento da Espécie:
IV. Uma epidemia prejudicou a população de gambás
Os gambás disputam recursos e alimentação com os quatis, logo, menos gambás auxilia o desenvolvimento na população de quatis.
VII. Um verão muito longo favoreceu a eclosão dos ovos. Isso se deu num a ocasião em que o número de gambás da região era muito reduzido.
Os humanos neste caso influenciaram na agricultura e em fatores demográficos, alterando o ecossistema estudado.