Filosofia, perguntado por Smo0k, 1 ano atrás

qual a importância de diderot e D'alambert para o iluminismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Anália4412
15

A burguesia era a classe que tinha o apoio da nobreza, pois gerava lucros com o comércio. Apesar disso, aspirava o fim da intervenção do Estado na economia, o que levou-a a criticar o atual sistema de governo do período, ou seja, oAntigo Regime. Na busca por maior liberdade política e econômica, surgiu, então, no século XVIII, o movimento denominado Iluminismo.

Considerado uma revolução intelectual do “Século das Luzes”, tal movimento repercutiu pelo mundo todo e se caracterizou por tentar combater o mercantilismo, o absolutismo e a supremacia da Igreja, ou seja, os princípios do Antigo Regime, com base na razão, o conceito que fundamentava o Iluminismo e através do qual era possível atingir o conhecimento.

Os ideais dos filósofos iluministas eram propagados através das enciclopédias, o que ficou conhecido como oEnciclopedismo. Um dos principais pensadores do período foi Voltaire, o qual criticava os absolutistas, os nobres e a Igreja, e defendia a liberdade de opinião.

Outro grande pensador foi John Locke, o qual foi considerado o “pai do Iluminismo” por suas teorias de defesa do liberalismo político e críticas ao absolutismo. Montesquieu também foi uma figura de grande importância, pois foi o responsável pela divisão dos poderes que pertenciam à Coroa em Executivo, Legislativo e Judiciário, o que vigora até os dias atuais.

Perguntas interessantes