História, perguntado por Mariqb, 1 ano atrás

Bárbaros e Romanos

 

Quais as Características que diferenciam os Bárbaros dos Romanos?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
23
Prezada,

Há muitas características distintas entre romanos e bárbaros. Os romanos eram os habitantes do império romano, um dos maiores e mais duradouros impérios que a humanidade já conheceu. Nesse sentido, eles eram civilizados, apresentavam cidades incríveis, com acesso ao conhecimento, à engenharia, à filosofia, às artes, ao direito, à arquitetura, dentre muitos campos do saber humano que ainda existem.

A palavra "bárbaros" eram utilizada para caracterizar os povos semi-nômades ou nômades que viviam ao norte da Europa, para além das fronteiras do império romano. Vale ressaltar que eles apresentavam diferentes idiomas e culturas. Alguns praticavam a agricultura e a criação de animais.

É importante ressaltar que os romanos possuíam características que ainda hoje nos impressionam. Imagine, por exemplo, que as cidades recebiam águas trazidas de fontes puras distantes, das montanhas, chegando através dos aquedutos. Os cidadãos mais importantes (e ricos) recebiam água encanada em casa. Os mais pobres podiam beber água nas diversas fontes da cidade, adornadas com belas estátuas. Havia banheiros públicos, nos quais embaixo dos sanitários corria água que levava os dejetos para longe das cidades (saneamento básico, coisa que muitas cidades ainda hoje não possuem). Além disso, havia as termas, locais chamados termas com várias piscinas, com diferentes temperaturas (escravos aqueciam a água nas temperaturas desejadas). Todos os cidadãos romanos podiam (e deviam) tomar banho diariamente nas termas, havendo áreas para homens e outras para mulheres. Nesse sentido, os romanos gostavam de se diferenciar dos bárbaros em razão de serem limpos e não cheirarem tão mal.

Inclusive, havia o uso da energia hidráulica, a força dos rios, para movimentar engrenagens que moíam o trigo, auxiliando a fabricar o pão mais barato da Antiguidade. Imagine, ainda, que nos estádios se distribuía pão gratuitamente enquanto eram exibidos espetáculos extraordinários, inclusive, enchiam o coliseu com água para realizarem batalhas com navios de verdade. A água era também rapidamente retirada para os espetáculos com os gladiadores, pessoas das mais diferentes raças e povos, que lutavam contra animais trazidos de diferentes partes do mundo conhecido de então ou uns contra os outros.

Nas cidades que criavam ou nas regiões que conquistavam, eles desenvolviam cidades com infraestrutura semelhante à Roma, utilizando uma espécie de cimento, feito de cinzas vulcânicas e outros elementos. Havia uma extensa rede de estradas, que favoreciam o comércio, de modo que a capital do império Romano reunia a melhor engenharia, tecnologia, conhecimento, poesia. Muitos enviavam pessoas para estudarem em Roma e aprenderem um pouco do enorme conhecimento acumulado em Roma, aproveitado da Grécia e de muitos outros povos. Dentro do império, havia relativa paz, a Pax Romana, com base no forte exército e autoritarismo de Roma.

Já os bárbaros viviam em pequenas aldeias, próximas aos rios, mudando eventualmente. Eles formavam alianças em períodos de guerra. Já o exército romano era muito bem organizado e apresentava diversas estratégias de guerra, o que levou à ampliação do território do império até dimensões nunca antes vistas pela humanidade.

Bons estudos!

falarodrigo: Obrigado por marcar a melhor resposta!
Respondido por patrickdossanto
16
os babaros viviam em pequenos vilarejos e eram tambem conhecidos como povos germanicos e tinham inveja do imperio romanos que tinham grande consentraçao de vendas
Perguntas interessantes