BACTÉRIAS E ANTIBIÓTICOS
Quando usamos antibióticos (substâncias que servem para destruir as bactérias que causam as doenças) por muito tempo, há o risco de surgirem bactérias resistentes, que não morrem com esse tipo de medicamento. Esse fenômeno se explica porque algumas bactérias que aparecem naturalmente podem ser resistentes ao antibiótico. O medicamento passa, portanto, a eliminar apenas os indivíduos sensíveis. As formas resistentes vão sobreviver e dar origem a descendentes. Depois de algum tempo, teremos uma população inteira de organismos resistentes.
1°) Entre os termos que você estudou neste capítulo, qual deles pode explicar a afirmação a seguir: "... algumas bactérias que aparecem naturalmente podem ser resistentes ao antibiótico. "?
*
2°) Que parte do texto exemplifica a ideia de seleção natural?
***
3°) Releia a frase a seguir, extraída do texto.
"Depois de algum tempo, teremos uma população inteira de organismos resistentes."
Agora, usando apenas uma palavra, explique o que ocorreu com as bactérias.
*
ME AJUDWM POR FAVOR!!!
NÃO PRECISA RESPONDER TODAS, SÓ AS QUE SOUBER.
E ESCREVA RESPOSTAS CURTAS.
* = 1 linha
*** = 3 linhas
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
2°)"O medicamento passa, portanto, a eliminar apenas os indivíduos sensíveis. As formas resistentes vão sobreviver e dar origem a descendentes. Depois de algum tempo, teremos uma população inteira de organismos resistentes."
3°)Evolução.
3°)Evolução.
Gisele7777777:
Muito obrigada mesmo Thalessa! Você me ajudou muito! ☺❤
Respondido por
3
Resposta:
a) Devido a mecanismos de mutações aleatórias nas pares de bases nitrogenadas em seus genes, algumas bactérias podem ter se tornado resistentes aos antibióticos.
b) "O medicamento passa, portanto a eliminar apenas os indivíduos sensíveis. As formas resistentes vão sobreviver e dar origem a descendentes. " A seleção natural atua de forma a manter somente as formas resistentes das bactérias.
c) Conforme citado acima, as bactérias resistentes foram selecionadas positivamente, de forma a manter o antibíotico ineficaz contra ela
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás