b) Indique o sujeito e o predicado da frase a seguir.
Um caracol foi assaltado por duas tartarugas.
c) seria gramaticalmente adequado colocar uma, após a palavra "caracol" na frase anterior ?Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Sujeito: Um caracol; Predicado: foi assaltado por duas tartarugas; c) NÃO!
Explicação:
b) O sujeito é aquele que pratica a ação. Podes colocar na voz passiva a frase, para tentares entender. "Quem foi assaltado?" Foi o caracol. Logo, o caracol é o sujeito; Predicado: o predicado é todo o resto da frase que não inclui o sujeito. Neste caso, perguntas "O caracol foi o quê?", e tens aí o teu sujeito :D
c) as for this question, há várias polémicas ao seu redor. O problema é que NUNCA, nunca se deve colocar uma vírgula entre o sujeito e o predicado. NUNCA. Simplesmente não acontece. Isto porque, se colocasses uma vírgula num lugar assim, poderias estar a dar um sentido completamente diferente à frase. O teu sujeito passaria a ser, provavelmente, um vocativo, e isso iria mudar muita coisa!
Por exemplo:
"Maria brincou muito?"
Aqui, "Maria" é o sujeito, e o resto, predicado. Ou seja, estás a perguntar a alguém se a pessoa chamada Maria brincou muito.
"Maria, brincou muito?"
Aqui, não há um sujeito (haver, há; mas isso exigiria outra explicação ainda mais complexa), apenas um vocativo. Então, ao colocares uma vírgula entre o que antes era sujeito (na frase anterior), estás a perguntar à pessoa chamada Maria se ela brincou muito.
Vês? É diferente. Talvez seja paranoia minha e de outros linguistas, mas separar o sujeito do predicado devia ser considerado um sério pecado.
No entanto, claro, há quem defenda que há exceções, por exemplo, em frases muito grandes. Mas isso, meu amigo, isso fica para outro dia.
b) Sujeito: Um caracol; Predicado: foi assaltado por duas tartarugas; c) NÃO!
Explicação:
b) O sujeito é aquele que pratica a ação. Podes colocar na voz passiva a frase, para tentares entender. "Quem foi assaltado?" Foi o caracol. Logo, o caracol é o sujeito; Predicado: o predicado é todo o resto da frase que não inclui o sujeito. Neste caso, perguntas "O caracol foi o quê?", e tens aí o teu sujeito