b) A lenda dos irmão Rômulo e Remo e a criação da cidade de Roma.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Sobre Rômulo e Remo:
Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo irmãos gêmeos e que Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e primeiro rei. Rômulo e Remo eram filhos do deus Marte e da mortal Rhea Silvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, roubou a coroa e prendeu Numitor. Rhea foi confinada à castidade, para que Numitor pudesse ter herdeiros. Mas Marte engravidou Rhea que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, ao saber do nascimento dos bebes as jogou no rio Tibre. A correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que teria os amamentado e cuidado deles até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.
Quando Remo tornou-se adulto, os vizinhos o tomaram e levaram à presença do rei Amúlio, que o aprisionou. Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e libertou o irmão, matou Amúlio e libertou seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre.
Remo dirigiu-se ao Aventino e viu seis abutres sobrevoando o monte. Rômulo indo ao Palatino avistou doze aves, fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium, recinto sagrado da nova cidade. Remo, enciumado por não ser o escolhido, zombou do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por Rômulo, que o enterrou no Aventino.
Rômulo, após a fundação da cidade, preocupou-se em povoá-la. Criou o Capitólio um refúgio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza. A notícia da nova cidade se espalhou e os primeiros habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. Rômulo, após longa batalha com os Sabinos, firmou acordo com Tito Tácio, seu rei e com este reinou sob uma só nação na grande cidade de Roma.
Resposta:
Estabelecendo que a lenda sobre o assassinato de Remo se relaciona diretamente com a cidade de Roma e os seus generais, pois foi muito comum traições entre partidários e aliados, que buscavam o poder para si e se matavam por puros desentendimentos políticos.
Podemos estabelecer uma relação entre o mito de Rômulo e Remo com o destino de Roma, que sempre foi sangrento, marcado pela luta e conquista do poder com base em assassinatos, traições e guerras civis.
Explicação: