História, perguntado por Jadegusmao13e, 5 meses atrás

b. A apropriação que Corinne Rey faz da obra de Rigaud para representar Emmanuel Macron tem como objetivo enaltecer o presidente frances? Justifique sua resposta

c. Qual é o significado da associação de governantes a poderes sobrenaturais, como se fez com Luis XIV, o "Rel Sol", e com Emmanuel Macron?

                 ​

Soluções para a tarefa

Respondido por larafalcon
21

Resposta:

a) O rei está inserido no centro de um espaço que se assemelha a um cenário no qual cada detalhe ajuda a conferir mais destaque à sua figura: à sua direita, uma coluna de mármore, associando-o à ideia de estabilidade e segurança; a coroa sobre a banqueta simboliza o seu reconhecimento como rei; atrás de Luís XIV, um trono revestido de azul e flores-de-lis douradas, dois símbolos da tradição e do legado da monarquia; o tablado coberto com um tapete no qual predomina a cor dourada, indicando riqueza, e o dossel vermelho e dourado, sobre a cabeça do rei, emolduram a cena. Luís XIV tem um olhar altivo e de superioridade. Suas pernas demonstram vigor e vitalidade.

b) A charge de Corinne Rey traz uma imagem caricata de Emmanuel Macron. A desenhista exagera nos traços e confere humor à representação que faz do presidente francês. As cores predominantes (vermelho e azul) estão desbotadas, e os objetos dispostos na cena (especialmente o trono, que se encontra no nível do chão) são acanhados, não remetem ao luxo e requinte de Luís XIV. As vestes, que parecem sobrar no corpo do presidente, não condizem com a exuberância de Luís XIV. As expressões e os gestos são acanhados e idiotizados.

c) A associação de Luís XIV a poderes sobrenaturais estava vinculada a uma legitimação positiva. O rei extrapolava sua condição humana, com atributos de poderes divinos, como a cura de doenças e a intervenção no curso dos acontecimentos. A associação de Macron à capacidade de intereferir na temperatura (canicule) seria um atributo sobrenatural, mas também uma crítica ao governo francês no que se refere à política ambiental. Em ambos os casos, considerando o contexto atual, a intervenção não confere uma legitimação positiva ao governante francês

espero ter ajudado <3


ananessler08: mt obrigadaaaa <3
Perguntas interessantes