Geografia, perguntado por julyagracielly47, 1 ano atrás

*AVISO:* Isso tem que ser respondido com o livro de geografia do 7 ano, porém eu não tenho permissão para usa-lo fora da escola... Então, se alguém tiver a atividade ou tiver alguma noção das respostas, poderia responder?

1 ) qual é a importância do estudo da distribuição da população segundo os setores da produção?

2) Explique o que é PEA.

3) O que contribui para o aumento do número de famílias chefiadas por mulheres no Brasil?

4) Comente as desigualdade existentes no mercado de trabalho brasileiro, considerando a situação dos negros e das mulheres.

5) Explique o que são comunidades remanescentes de Quilombus.

6) Por que a língua portuguesa falada no Brasil reflete a diversidade cultural que acompanha a formação da população do país?

7) Explique o que é pirâmede etária?

8) Com base na figura 20, na página 64, interprete as mudanças nas populações jovens e idosas do Brasil entre os anos de 1980 e 2010.

9) O que ocorreu com a chegada dos negros africanos a partir do século XVI?

10) Explique o que seja as chamadas ações afirmativas, o que correspondem?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabi1983
25

Resposta:

1. Aprender sobre a quantidade de indivíduos que fazem serviço em cada cargo, desvendando a avaliação da socioeconomia

2.PEA é a sigla de população economicamente ativa, com isso, toda e qualquer pessoa que possui uma renda financeira se enquadra nessa categoria.

A fazer parte da PEA os líderes das famílias, enquanto crianças e adolescentes em sua grande totalidade não possuem renda e não se encaixam nessa categoria.

A PEA é responsável por movimentar a economia e renda brasileira, o que gera avanços diretos para o país.

3.A proporção de mulheres como pessoa de referência dos arranjos familiares aumentoude 28% em 2002 para 38% em 2012. De cada 100 mulheres na posição de pessoas de referência ou de cônjuges, aproximadamente52 declararam estar ocupadas. É um número semelhante ao encontrado em meio às mulheres com 16 anos ou mais - dessaas, 51,3% estão ocupadas. Para o IBGE, tal semelhança entre os indicadores é um sinal de que a condição da mulher na família não interfere seriamente no seu ingresso no mercado de trabalho

4.Sabemos que as desigualdades sociais atingem grupos muito específicos, esses grupos são considerados minorias e são geralmente deixados de lado pelas pessoas, perdendo as oportunidades que deveriam ser deles, mas pelas suas características naturais não conseguem. 

 O mercado tem hoje tentado se abrir, mas fica claro que as mulheres e os negros sempre ficam por baixo, o machismo e o racismo ainda comandam o mundo e fazem com que as disparidades sociais aumentem cada vez mais, gerando ainda mais problemas.

5.Comunidades remanescentes de quilombos são vilas situadas onde antigamente tinham quilombos e seus moradores são descendentes de quilombolas ou escravos. Atualmente muitas dessas vilas fazem parte do patrimonio cultural de muitos municipios.

6.A língua portuguesa falada no Brasil reflete a diversidade cultural porque cada região ou estado fala a mesma língua, porém com um sotaque diferente. A diferença de sotaques é resultado da diversidade cultural presente em cada região.

Por exemplo, as pessoas que vivem em Minas Gerais possuem o sotaque linguístico bem diferente das que vivem em Santa Catarina, Alagoas, Amazonas, etc.

7. Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo.

8. Em 1980 os idosos do brasil complementavam um número pequeno em relação ás outras faixas e no ano de 2010 esse número aumentou mas ainda continua sendo o menor número de pessoas na pirâmide etária.

9.A partir do ano de 1530, a instalação das primeiras lavouras de cana-de-açúcar exigiu um elevado número de trabalhadores que não poderia ser obtido em um país tão pequeno como Portugal.

Foi então que a escravidão surgiu como uma oportunidade de resolver essa demanda por mão de obra e, ao mesmo tempo, ampliar os lucros com a atividade agroexportadora a ser desenvolvida por aqui. Dentre os povos escravizados, os indígenas brasileiros tiveram sua força de trabalho utilizada pelos portugueses, assim como as populações africanas que também eram colonizadas pelos portugueses.

Transformando-se em uma atividade lucrativa para os portugueses, o tráfico de escravos africanos para o Brasil iniciou a captura, transporte, venda e exploração sistemática de vários povos do continente africano. Entre os séculos XVI e XIX foi enorme a quantidade de pessoas retiradas de seus locais de origem para terem sua força de trabalho aproveitada em terras brasileiras.

10. Sao medidas especiais e temporária tomadas ou determinados benefícios de pessoas pertencentes a grupos discriminαdos

Perguntas interessantes