avaliação 3 de fisiologia vegetal da uniasselvi
São considerados os fatores externos ou extrínsecos da germinação mais importantes no processo:
Umidade: a água é responsável por dissolver os elementos do albúmen, de forma a deixá-los disponíveis para absorção, além de promover o intumescimento da semente, que facilita o rompimento do tegumento e o consequente desenvolvimento do embrião. Oxigênio: a semente é composta por tecidos vivos que continuam suas trocas para manutenção e germinação. É indispensável para manter a semente viva pela respiração, assim, a maioria das espécies necessita da aeração, ou seja, presença de oxigênio para germinar, e o teor de 20% de oxigênio presente na atmosfera é suficiente, podendo haver um decréscimo na germinação se sua tensão baixar significativamente. Temperatura: a cada espécie, corresponde um limite máximo, além de um mínimo de temperatura. A temperatura na qual a germinação em dada semente melhor se processa se chama temperatura ótima de germinação, e tem importância expressiva na inibição ou promoção das reações metabólicas que envolvem todo o processo de germinação.
Os pigmentos fotossintetizantes e a sua abundância variam de acordo com a espécie.
A clorofila “a” é considerada o principal pigmento fotossintetizante.
As clorofilas b, c e d são consideradas pigmentos acessórios,
A clorofila “a” está presente em todos os organismos que realizam fotossíntese a partir do oxigênio. Ela é o pigmento responsável por realizar o primeiro estágio do processo fotossintético, enquanto os demais auxiliam na absorção de luz e na transferência da energia radiante (pigmentos acessórios). Os principais pigmentos acessórios incluem outros tipos de clorofilas: clorofila b, presente em vegetais superiores, algas verdes e em algumas bactérias; clorofila c, em feófitas e diatomáceas; clorofila d, em algas vermelhas (TAIZ; ZEIGER, 2004).
Os carotenoides, que são outro grupo de pigmentos acessórios, apresentam as bandas de absorção na região dos 400 a 500 nm, e expressam as cores amarela, laranja e vermelha dos organismos e plantas de regiões temperadas. A principal função atribuída aos carotenoides é a de antioxidante. Previnem o estresse oxidativo causado pelo excesso de luz absorvido pela clorofila. Existem grupos de carotenoides, como carotenos, xantofilas e betacarotenos (MOREIRA, 2013).
A maioria dos organismos fotossintéticos tem uma variedade de pigmentos fotossintetizantes diferentes, então, eles podem absorver energia de uma faixa ampla de comprimentos de luz. Devido aos diferentes comprimentos de onda de luz se desviarem em ângulos distintos à medida que passam pelo prisma, eles se espalham e formam o que nós conhecemos como arco-íris.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A velocidade de absorção de água pela semente varia com a espécie, com o número de poros distribuídos sobre a superfície do tegumento, disponibilidade de água, temperatura, pressão hidrostática, área de contato entre a semente e a água, forças intermoleculares, composição química e qualidade fisiológica da semente. Todas essas variáveis somadas resultam no processo de capilaridade, em um primeiro momento, e no de difusão, mais tarde, que são os processos responsáveis pelo movimento da água para o interior da semente.
Assim sendo, a embebição pode ser definida, essencialmente, como um processo físico relacionado às características de permeabilidade do tegumento e das propriedades dos colóides que constituem as sementes, cuja hidratação é uma de suas primeiras conseqüências.
Espero ter ajudado