Av2 - Ser Social - Gestão Social e Análise de Políticas Sociais
1)
O entendimento da participação popular quando esta é fortalecida com ações de controle social desde a formulação e a avaliação de políticas públicas se tornam efetivas e concretas. Nas instâncias a nível nacional, estadual e municipal os Conselhos da Assistência Social são entendidos como:
Alternativas:
a)
Resolutividades que acompanham o ritmo da gestão e da administração pública em detrimento do entendimento da população.
b)
Ações organizadas de maneira centralizada, não paritária, definida pelas instâncias estaduais e municipais.
c)
Instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
d)
Representados com primazia governamental, tendo 1/3 dos representantes da sociedade civil.
e)
Centralizados e participativos, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
2)
No que se refere a política de avaliação e monitoramento do Ministério de Desenvolvimento Social (BRASIL, 2006), que define como ações de avaliação os estudos e pesquisas foi constituída em 2006. Qual objetivo corresponde com o enunciado desta questão?
Alternativas:
a)
Análise da implementação e de mediações imediatos das competições entre regiões.
b)
Avaliação da descontinuidade do controle social para melhorar a gestão.
c)
Controle de pessoas, econômicos, políticos e de estrutura visando o planejamento comunitário.
d)
Análise de impactos da eficiência, da equidade, da eficácia e da efetividade de programas.
e)
Elaboração de planilhas de cálculo de perfil da demanda de uma determinada região.
3)
Com a participação da população em parceria para com a realização de uma determinada atividade vislumbrando os objetivos ou as normas e princípios que a regem podem ser consideradas na gestão pública um espaço em busca da garantia de espaços para influir nas políticas públicas, de acompanhamento, de avaliação e da fiscalização das instituições públicas e organizações não governamentais, visando assegurar os interesses da sociedade é o que chamamos de?
Alternativas:
a)
Espaço de discussão
b)
Controle social
c)
Processo centralizador
d)
Positivismo
e)
Conselho de contribuintes
4)
A lei que foi atualizada em 2011 sob nº 12.435 a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 traz importantes avanços. Qual é esta Lei que prevê a descentralização e indica que as ações das esferas de governo Federal, Estadual e Municipal devem ser realizadas de forma articulada ?
Alternativas:
a)
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
b)
A Lei de Seguridade Social.
c)
A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.
d)
O Sistema Único de Saúde – SUS.
e)
O Estatuto do Idoso.
5)
As pessoas não podem viver em condições degradantes e o valor do trabalho deve ser entendido como um bem de natureza social e não individual, conforme preconizado na Constituição Federal .A Proteção Social foi inserida na Constituição Federal quando foi firmado o conceito de Seguridade Social que abrange a:
Alternativas:
a)
Supervisão e avaliação dos programas
b)
Esporte, cultura e lazer
c)
Previdência, saúde e a assistência social
d)
Educação, lazer e saúde
e)
Assistência social, saúde e habitação
Soluções para a tarefa
AV2 :1C, 2D, 3B, 4C, 5C
Os Conselhos de Assistência Social são instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social e portanto a questão 1 a alternativa correta é a C. Na questão 2, o Ministério de Desenvolvimento Social analise de impactos da eficiência, da equidade, da eficácia e da efetividade de programas. Nesse caso, a questão correta é a D. A questão 3 alude a importância do controle social sobre as instituições públicas. Assim, a alternativa B é correta. A questão 4 discorre sobre a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Portanto, a alternativa correta é a D.
Conselhos de Assistência Social
Ocorre em várias esferas do poder público. Cada um desses conselhos possuem Regimento Interno regulado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Esses Conselhos são permanentes.
Assim, há uma participação mais próxima do cidadão no controle das instituições públicas. Esse controle social contribui para a melhoria do serviço público.
Conselho Participativo
Os municípios possuem Conselhos Participativos que reúnem representantes de bairros ou regiões da cidade. A proposta é levantar os problemas em reuniões mensais para tratar de diversos assuntos, como a zeladoria.
Sobre a LOAS: https://brainly.com.br/tarefa/19039761
#SPJ2
1)
c) Instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
2)
d) Análise de impactos da eficiência, da equidade, da eficácia e da efetividade de programas.
3)
b) Controle social
4)
c) A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.
5)
c) Previdência, saúde e a assistência social.