Português, perguntado por caiojuniormiranda, 5 meses atrás

Av1 - Literatura Comparada
3)
Com as transformações recentes nas práticas culturais, especialmente com o surgimento de novas mídias, o discurso interartes passa a interessar-se por fenômenos contemporâneos que envolvem “textos” (agora entendidos em acepção mais ampla na perspectiva semiótica) nem sempre considerados artísticos no sentido tradicional, além de textos híbridos que encontram dificuldades de serem situados no sistema acadêmico: a história em quadrinhos, a instalação e o livro de artista, por exemplo [...] “o século XX foi marcado por um alto grau de interactividade entre as artes”. Esta tendência da prática artística, ainda visível atualmente, está centrada nas formas mistas, isto é, em criações que configuram interação ou a reunião de diferentes mídias. O caráter predominantemente misto das artes contemporâneas pode ter impulsionado o debate sobre a intermidialidade; contudo, [...], o fenômeno intermidiático não é recente na produção literária: “os escritores sempre tiveram tendência para atravessar não apenas as fronteiras nacionais e linguísticas, mas ainda as que separam as artes”.

TAVARES, Enéias Farias; STEIL, Juliana. Literatura, cultura e outras artes: percursos críticos, interpretativos e metodológicos. Letras, [S.l.], p. p. 7, ago. 2016.

O texto lido traz uma importante fonte de análise da literatura comparada, que é a comparação de obras literárias com

Alternativas:

a)
os estudos culturais.
b)
outras obras literárias.
c)
outras formas de artes, como o cinema e o teatro.
d)
somente obras literárias europeias.
e)
somente obras literárias de grupos periféricos.
4)
Um vislumbre pela história da constituição do comparatismo como campo de investigação nos estudos literários evidencia suas conexões, desde suas origens até as suas tendências contemporâneas, de seus estreitos vínculos com as políticas da produção cultural. Ao longo das últimas décadas, a literatura comparada ramificou-se, ampliando seu campo de forma a dar conta das relações entre culturas distintas, bem como dos diferentes extratos culturais de uma mesma comunidade discursiva identificada sob a égide da categoria nação. Nos seus mais recentes desdobramentos, os estudos comparatistas começam a questionar as definições hegemônicas e historicamente consagradas sobre os limites do campo literário, sobre a legitimidade dos discursos teóricos que tomam a literatura como objeto, e sobre o papel do ensino de literatura nas universidades.

ALÓS, AP. Literatura comparada ontem e hoje: campo epistemológico de ansiedades e incertezas. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2018.



A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre a história da literatura comparada, analise as afirmações a seguir.



I. A literatura comparada, a partir das contribuições dos Estudos Culturais, passa a olhar não só para a comparação entre obras literárias canônicas, mas também entre uma obra literária e outras formas de artes.

II. A literatura comparada evoluiu de forma que leva-se em consideração não só a literatura europeia, mas as influências desta nas literaturas periféricas, como as africanas e latinas.

III. A literatura comparada pouco evoluiu ao longo dos anos, de forma que apenas são considerados em sua análise as produções textuais de origem europeias e canônicas.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por kadinawalker9
0

Resposta:

3) letra C... outras formas de artes, como o cinema e o teatro.

4) letra D... I e II, apenas

5) letra C.....A partir dos Estudos Culturais, a Literatura comparada estendeu a sua visão para a análise de obras literárias que vão além da literatura europeia. Além disso, passou-se a comparar outras formas de artes com a literatura.

Explicação:

Respondido por alyhleittep5dqxk
0

Resposta: Av1 - Literatura Comparada

Explicação: 1 D

2 A

3 C

4 D

5 C

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