Português, perguntado por cyberanagames, 11 meses atrás

AV - SUBST.2 LITERATURA INFANTOJUVENIL (PART2)
3)
Leia, analise e resolva:

Sobre a questão da violência explícita nas histórias em suas versões orais, Darnton (1986) afirma que Perrault retocou essas histórias para atender aos cortesãos aos quais endereçou seus contos. Além disso, ele havia participado da Querela entre antigos e modernos, da França do final do século XVII, defendendo a supremacia dos modernos em relação aos antigos, gregos e romanos, de modo que a compilação dos contos populares pode ser vista como uma defesa da modernidade, da cultura do seu país e da língua francesa. No entanto, há também algumas hipóteses de que, mesmo tendo obtido sucesso na corte com seus contos, Perrault teria se envergonhado dessas publicações [...]

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 30.)

Assinale a alternativa que apresenta o que poderia ter levado os historiadores a pensar dessa forma:

Alternativas:

a)O fato de Perrault associar a publicação das histórias ao nome do filho Pierre.
b)A defesa que fez, na Querela entre antigos e modernos, a favor dos modernos.
c)O fato de ter recolhido as histórias que eram contadas por uma ama a seus filhos.
d)A associação dessas histórias às crianças.
e)A pouca apreciação dos contos pelos seus contemporâneos.

4)
Leia o fragmento a seguir e resolva:

Vemos na correspondência de Monteiro Lobato que ele criticava os livros infantojuvenis publicados por seus antecessores e esboçava planos de escrever uma literatura em quem segundo ele, as crianças iriam "morar". Ele fez algumas mudanças em relação aos textos anteriores. Leia o trecho abaixo:

– Não sei – respondeu Dona Carochinha –, mas tenho notado que muitos dos personagens das minhas histórias já andam aborrecidos de viverem toda a vida presos dentro delas. Querem novidade. Falam em correr mundo a fim de se meterem em novas aventuras. Aladino queixa-se de que sua lâmpada maravilhosa está enferrujando. A Bela Adormecida tem vontade de espetar o dedo noutra roca para dormir outros cem anos. O Gato-de-Botas brigou com o marquês de Carabas e quer ir para os Estados Unidos visitar o Gato Félix. Branca-de-Neve vive falando em tingir os cabelos de preto e botar ruge na cara. Andam todos revoltados, dando-me um trabalhão para contê-los. Mas o pior é que ameaçam fugir, e o Pequeno Polegar já deu o exemplo.

(LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2008.)

Nesse trecho, vemos em destaque uma das características da obra infantojuvenil lobatiana, que iria se desenvolver ao longo do livro Reinações de Narizinho (1932), mas também em vários outros, como Memórias da Emília (1936) e O Picapau Amarelo. (1939). Essa característica seria:

Alternativas:

a)a linguagem não padrão.
b)a moralidade.
c)a intertextualidade.
d)o utilitarismo.
e)o caráter pedagógico.

5)
Leia o texto seguinte:

A partir da década de 1970, vemos obras "em que os aspectos gráficos não são mais vistos como subsidiários do texto, e sim como elemento autônomo, praticamente autossuficiente, de modo que temos o visual como o centro. Nessa categoria podemos citar Chico Buarque, com Chapeuzinho Amarelo (1979); Ziraldo, com Flicts (1979), O menino maluquinho (1980) e Juarez Machado com Ida e volta (1976)".

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 54.)

Além dessa característica, os textos da época apresentam também:

I) uma representação desmistificadora do real com Clarice Lispector e seus livros, que mostram a perplexidade e insegurança do narrador moderno em A vida íntima de Laura (1974), O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968) e Quase de verdade (1978).

II) a emergência do Brasil urbano, com a transferência das personagens para a cidade, a ruptura com uma imagem otimista da sociedade brasileira e o registro de uma realidade urbana degradada. Isso se dá em A rosa dos ventos (1972), de Odete Barros Mott, por exemplo.

III) Nas histórias de detetives, é evidente o protagonismo de crianças e jovens. Merecem destaque nesse gênero João Carlos Marinho, em O gênio do crime (1969), O caneco de prata (1971) e Sangue Fresco (1982).

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)apenas I.
b)apenas II.
C)apenas III.
d)apenas I e II.
e)I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por lindamarpandolfi
13

Resposta:

3:a

4:c

5:e

Explicação:

corrigidas

Respondido por patriciadourado
2

Resposta:

3 - a

Explicação:

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