Av - Subst. 2 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
1) Existe uma ampla literatura que trata do desenvolvimento atípico do sistema fonológico da criança, o que se conhece por desvio fonológico. Esses casos são conhecidos como DEL - déficit específico da linguagem, que pode ser compreendido como "algo" que não têm base articulatória ou motora e refere-se simplesmente à aquisição desviante das relações estabelecidas pela língua. Especificamente em relação aos desvios do sistema de sons, tem-se considerado que a criança deve apresentar o sistema fonológico plenamente adquirido em torno dos cinco anos, pois até essa idade a criança encontra-se em construção do seu repertório fonológico.
(Madruga, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - Alfabetização e Fonoaudiologia. Unidade 4 – Seção 1. Kroton. 2017.)
Considerando o aprendizado sobre desvio fonológico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) A criança com desvio fonológico tende a reproduzir na escrita o sistema fonológico que ela possui em sua língua materna.
PORQUE
II) Ela produz formas em que os grafemas possuem ampla relação com os fonemas que representam ou estão desordenados na estrutura da palavra.
A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II é uma justificativa da I.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Em questões que envolvem o mapeamento 'grafema x fonema', a escrita não revela a ordem rítmica da língua. A escrita não apresenta indícios da organização prosódica da língua, resultando apenas no conhecimento da sílaba que carrega o acento principal da palavra, ou sílaba tônica. Contudo, algumas palavras não possuem acento, como os pronomes átonos que se incorporam a alguma palavra adjacente para estabelecer sequências de sílabas fortes seguidas de sílabas fracas no português.
Com base nesse contexto, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
a sílaba tônica é sempre a sílaba mais proeminente, no entanto, há a possibilidade de outras sílabas também receberem certa proeminência.
b)
o modo como as crianças segmentam, revela que o conhecimento rítmico não é um fator que precisa ser aprendido pelas crianças na alfabetização.
c)
o desenvolvimento típico da linguagem oral sempre acarretará uma aprendizagem dentro dos padrões esperados da escrita.
d)
o desenvolvimento típico da linguagem leva a criança a aprender as particularidades da escrita.
e)
a criança, em todas as fases de sua aprendizagem, não percebem que sílabas pesadas são sílabas proeminentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1- B
2- A
1. Sobre o desvio fonológico, podemos dizer que a criança com desvio tende a reproduzir na escrita o sistema fonológico que ela possui em sua língua materna. Porém, ela não produz formas em que os grafemas se relacionam com os fonemas de maneira desordenada na estrutura da palavra. Sendo assim, temos como correta a alternativa B que diz que a asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
2. Com base no contexto entre grafema x fonema, podemos dizer que a sílaba tônica é sempre a sílaba mais proeminente, porém, há também a possibilidade de outras sílabas receberem certa proeminência durante a pronúncia, assim como está sendo apontado pela alternativa A.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2276806