Pedagogia, perguntado por cnprofessores, 11 meses atrás

Av - Subst. 1 - Educação de Jovens e Adultos

5)
De acordo com Paulo Freire, "ensinar é uma especificidade humana". Seguindo esse pensamento, Freire incentiva professor e aluno a refletir sobre a realidade de maneira global, assim como também refletir de maneira mais específica, ou seja, sobre sua própria realidade. Ele afirma que não há ensino sem pesquisa, assim como não há docência sem discência. A pesquisa em sua essência, incentiva questionamentos, desvela, transforma, além de suscitar temporariamente resposta à um determinado problema. Nessa perspectiva a essência do pensamento científico centra-se na habilidade do educador e do aluno em examinar os problemas enquanto se procura explicações ou respostas para determinados fenômenos naturais ou sociais. Ainda sobre o processo de alfabetização, é correto afirmar que Paulo Freire:

Alternativas:

a)
Deu vida à expressão "Círculo da Cultura", para designar o lugar e o modo de como poderia ser conduzida as atividades ligadas à alfabetização de jovens e adultos.

b)
Instituiu o pensamento pedagógico que ampara o ensino tradicional, no que se refere à questões ligadas à alfabetização de adultos.

c)
Confirmou a pouca necessidade de o professor pesquisar para conhecer o que ainda não é conhecido antes de comunicar os conteúdos.

d)
Valorizou o Movimento Brasileiro de Alfabetização planejado para alfabetizar todo cidadão brasileiro em diferentes faixas etárias.

e)
Consolidou a pedagogia crítica, por meio de um programa de alfabetização que se estendeu por todo território brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
7

e)  Consolidou a pedagogia crítica, por meio de um programa de alfabetização que se estendeu por todo território brasileiro.

Paulo Freire defendia a educação libertadora em que os indivíduos aprendam a pensar de forma crítica. O pedagogo foi responsável pela criação do EJA, Ensino de Jovens e Adultos.

Para chegar ao pensamento crítico que é um objetivo da educação libertadora, os professores passam a atuar como mediadores do conhecimento, não como detentores.

Para que isso ocorra, os professores devem incentivar o protagonismo dos alunos com atividades em que os mesmos possam trabalhar a sua criticidade, a refletirem sobre o que está sendo exposto.

Bons estudos!

Respondido por pascoacharlys
1

Resposta:

e)  Consolidou a pedagogia crítica, por meio de um programa de alfabetização que se estendeu por todo território brasileiro.

Explicação: CERTA

e)  Consolidou a pedagogia crítica, por meio de um programa de alfabetização que se estendeu por todo território brasileiro.

Perguntas interessantes