Português, perguntado por hunter1667, 7 meses atrás


Autor:
2º Bim - LP - Memórias póstumas de Brás Cubas - 2ª Série do Ensino Médio - 11/05/2021
Reconhecer as características que definem o gênero literário romance
Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)

Assinale a afirmativa que NÃO corresponde ao texto de Machado de Assis.

Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.
Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.
O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.
. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.”
(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)

De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.
Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época.
O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja co-meçar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
(“Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)

Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito.
A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusitado dos personagens.
Não há como prever o final da narrativa, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.
O autor usa o recurso do flashback devido a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
5

Dentre as afirmativas apresentadas, está incorreto o indicado na letra C. O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.

Diferente do que foi apresentado na assertiva supracitada, a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicada quando o autor ainda era vivo, haja vista que é incoerente a ideia de que a sua obra tenha sido criada somente após a morte do autor. O autor-defunto apresenta-se assim por que Machado de Assis cria um personagem que observa a própria vida, e a narra, após a morte.

Respondido por Ysnxnxn
1

Resposta:

Olá...

Dentre as afirmativas apresentadas, está incorreto o indicado na letra C. O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.

Espero ter ajudado!!Bons estudos ☺️☺️

Perguntas interessantes