Artes, perguntado por brunorodriguesantune, 10 meses atrás

Aula 9 Funk páginas: 96 e 97.
Responda: Cite as 5 vertentes do funk no Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kayblink98
2

Resposta:

Mêlos: Inspirado inicialmente no groove do funk americano e no remix em cima das batidas da lenda do hip-hop, Afrika Bambaataa, o funk se estabeleceu no país e deu seus primeiros passos através dos chamados Mêlos.

Foi nesse período que surgiu o Mêlo da Mulher Feia e o Dj Marlboro, um dos personagens chaves para popularização do estilo e da tentativa de quebra do preconceito sobre o som.

Melody:Com o início da década de 1990, um novo estilo de funk passa a dominar as paradas e fazer parte do gosto popular: o melody. Através de nomes como Claudinho e Buchecha, com as músicas Só Love e Conquista, o gênero passa a ter um estilo mais suave, dominado por letras românticas e uma batida melódica.

Nesse período, nomes como MC Marcinho, dono dos sucessos Glamourosa e Rap do Solitário, MC Leozinho e Robinho da Prata, com a música Copo de Vinho, também fizeram com que o ritmo ganhasse popularidade e entregasse clássicos do funk brasileiro

Político:Em paralelo ao funk mais apaixonado, surgia uma vertente com batidas mais agressivas e letras que buscavam retratar a realidade das favelas do Rio de Janeiro, seguindo mais ou menos os passos do rap americano de grupos como N.W.A. Era a vez do rap funk ou funk político.

O som que servia de diversão nos bailes passou a ser meio de protesto e voz para as comunidades.

Batidão:Com a chegada dos anos 2000, surge o batidão, um estilo mais animado e dançante. A partir da mudança da letra e dos beats, o funk vive o início da quebra do underground e passa a se tornar popular nos demais setores da sociedade. Período também que é auge de um dos maiores eventos do gênero: O Furacão 2000.

Nomes como Bonde do Tigrão, donos do sucesso Cerol na Mão, MC Serginho e Lacraia, com Eguinha Pocotó, ajudaram na popularização do estilo.

OstentaçãoBastante ligado aos bailes cariocas, o estilo viveu um de seus maiores auges recentes em São Paulo, através do funk ostentação. No começo dos anos 2010, cantores paulistas usavam letras que se referiam ao luxo, dinheiro e consumo, com batidas mais eletrônicas para conquistar o público. Período também que artistas como Anitta e Kevinho começam a dar seus primeiros sucessos

Nessa época, funkeiros como MC Guimê, MC Lon e MC Daleste, que morreu precocemente ao ser baleado em um show, rapidamente ascenderam e se tornaram bastante famosos no Brasil e no exterior, firmando o funk no mainstream.

Perguntas interessantes