Geografia, perguntado por deliquente8705, 1 ano atrás

Augusto Malta e Marc Ferrez, se tornou mais frequente a presença de mestiços e brancos entre os ambulantes. (O Globo, Logo) A nação brasileira foi construída no século XIX por ideias que se associavam a teorias ou a interpretações variadas, conforme as referências do texto de Marta Abreu. Essa variação criou um clima de debate que se alongou de 1870 até 1920, transformando tal período num dos mais férteis da História do Brasil. Observando esse período, pode-se afirmar: (A) apresenta-se sob a forma das Inconfidências, com a produção das ideias nativistas, adquire sentido com a ideia de que nação e estado possuíam o mesmo sentido e se institucionaliza com os movimentos da Abolição e da República, estabelecendo como referência para a organização do Estado o direito constitucional inglês. (B) origina-se com A Confederação dos Tamoios de Gonçalves de Magalhães, dinamiza-se com a produção da Escola baiana de Nina Rodrigues e completa-se com as teorias desenvolvimentistas, apresentadas pelo ISEB, mantendo como marca a ideia de um Brasil europeu sem singularidades. (C) inicia-se com a segunda fase do Romantismo, pontificada por José de Alencar, ganha força no final do século XIX com Euclides da Cunha e Silvio Romero e completa-se com a produção de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, tendo como uma de suas marcas o debate sobre a identidade brasileira. (D) inaugura-se com o movimento da Independência, com destaque da figura de José Bonifácio, tem seu auge na incorporação do positivismo como teoria do Estado republicano e assume contornos de conclusão quando da Revolução de 1930, considerando o Brasil um país industrial e moderno. (E) constitui-se a partir da chegada de D. João e da Missão Artística Francesa, estabelecendo uma nação civilizada, amplia-se com o debate em torno da Abolição, com a expressiva presença de Joaquim Nabuco e ganha relevo com a vitória brasileira na Guerra do Paraguai, definindo a literatura como expressão mais forte da nacionalidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
1
Olá, tudo bem? Conforme está apresentada, esta questão é um pouco problemática, já que não apresenta nenhuma alternativa correta em princípio: 

a) Falsa. As inconfidências ocorreram no final do século XVIII.

b) Falsa. Nina Rodrigues desenvolveu estudos a respeito da inferioridade da raça negra, mas não negava a importância que este povo teve na constituição da cultura brasileira. O ISEB foi criado apenas em 1955.

c) Falsa. A segunda fase do Romantismo não teve José de Alencar como expoente.

d) Falsa. A independência ocorreu em 1822, e a figura de José Bonifácio foi ativa na primeira metade do século XIX

e) Falsa. A chegada de D. João IV e da Missão Artística Francesa ocorreram no início do século XIX.

Entretanto, se apenas for substituída na alternativa c a expressão "segunda fase do Romantismo" por "primeira fase do Romantismo", este item pode ser considerado como o correto.
Perguntas interessantes