Auguste Comte (1798-1857) é considerado por muitos como o formulador e pai da Sociologia, por ter sistematizado esse conhecimento sobre a sociedade, propondo um método para analisá-la. Tendo dito formação em Física, procurou estudar a sociedade com objetividade e rigor metodológico mediante o método que ficou conhecido como positivismo.
Considere (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso as afirmativas a seguir:
( ) O positivismo é um método, uma forma de compreender, analisar e explicar a realidade. Um dos principais autores do positivismo é Auguste Comte.
( ) Segundo o autor, o objeto de estudo da Sociologia seriam os “fatos sociais”. Fatos sociais, segundo o autor, não partem da vontade do indivíduo e sim da sociedade.
( ) Sua proposta de método não era específica da Sociologia, mas, segundo a sua concepção, o positivismo serviria para analisar todas as ciências, fossem elas humanas, naturais ou físicas.
( ) O positivismo influenciou várias ciências e baseava-se principalmente na concepção de que, qualquer que seja a ciência, é fundamental o estudo a partir da aparência dos fenômenos.
Assinale a alternativa que reporta a sequência correta, de acordo com as afirmativas apresentadas:
a.
V; V; F; V.
b.
V; F; V; V.
c.
F; V; V; V.
d.
V; V; V; F.
e.
F; F; V; V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Comte era um estusiasta da ciência, o positivismo vai ser um dos primeiros métodos empregados no estudo da Sociologia. No entato, a ideia de Comte era seguir o exemplo das ciências naturais. As explicação para os fenômenos devem ser encontradas na própria manifestação do fenômeno. Isto é, a Ciência ajuda a gente interpretar algo que se manifesta e já existe. Assim como faz a biologia, a física a soiologia vai buscar explicar os fenômenos que ocorrem em sociedade.
Espero ter ajudado :)
Se quiseres saber mais sobre História e Sociologia entre no nosso canal no youtube chamado - Você tem que saber o básico - estamos produzindo diversos vídeos com conteúdos dessas disciplinas.
Resposta:
ALTERNATIVA B.
Explicação:
Quem afirma que o objeto de estudo da Sociologia seriam os “fatos sociais” é Émile Durkheim.