Atualmente, podemos afirmar que o Brasil não é o mais preconceituoso em termos religiosos, mas seria de ingenuidade e cegueira gigantes se afirmássemos que esse mal não existe mais no nosso país. Infelizmente, ainda vemos relatos de crianças sendo apedrejadas por serem do candomblé e de ateus sendo responsabilizados pela autoria de crimes bárbaros na TV sensacionalista. Não só isso. Também vemos casos de ridicularização quanto ao comportamento dos adventistas, por guardarem o sábado, ou dos evangélicos, pelo modo contido de se comportar… E quanto aos muçulmanos? Quantas vezes eles foram obrigados a escutar que eram terroristas no nosso país? Enfim, são diversos exemplos que poderíamos dar, mas esse texto jamais chegaria ao seu fim. [...] Como é o preconceito religioso em outros países? BRISIGHELLO, Priscila. Preconceito Religioso: Como evitar e como é nos outros países. Freesider, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 de jun. de 2019.
Considere o texto, seus conhecimentos e assinale a alternativa correta: a) Adventistas sofrem preconceito em nosso país devido ao seu comportamento social contido.
b)Existe uma associação entre preconceito religioso e preconceito racial no Brasil
c)Apredejar pessoas por causa de sua religião é prática sensacionalista e independe de preconceito.
d)As religiões com origem africana têm seu espaço garantido no Brasil desde o início da colonização
e)Existe uma hierarquia definida mundialmente entre as religiões e comportamento para evitar a intolerância.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B por eliminação
Explicação:
A- Os adventistas são criticados por guardarem o sábado para o descanso, não por se conterem socialmente
C- Esta afirmando que apedrejar pessoas não está relacionado com a intolerância religiosa
D- As culturas africanas nunca tiveram espaço no Brasil, até hoje elas lutam contra o preconceito
E- Essa alternativa nem faz muito sentido
Correta
Existe uma associação entre preconceito religioso e preconceito racial no Brasil
Feedback da resposta:
Resposta Correta. No Brasil confundem-se os preconceitos raciais e religiosos, isso porque o primeiro promove ações de intolerância direcionada às religiões de matriz africana e demais cultos negros em nosso país.
Letra b.
A associação entre preconceito religioso e o preconceito racial está presente no nosso país, e pode ser observada quando notamos que uma grande variedade de religiões bem como de aspectos inerentes a outras culturas são amplamente vistos de forma incorreta e distorcida em território nacional.
É o caso inclusive do preconceito existente com as religiões de matriz africana, amplamente demonizadas e vistas de forma grotesca por indivíduos brasileiros.