Atualmente, o uso de dispositivos eletrônicos no ambiente de trabalho é uma situação considerada normal, pois eles fazem parte do cotidiano das pessoas. Em muitos casos, equipamentos como smartphones e tablets são as ferramentas de trabalho de diversos profissionais, gerando benefícios relacionados principalmente com a mobilidade e produtividade. Por outro lado, caso essa utilização seja feita sem regras claras para as pessoas, a segurança da informação corporativa passa a correr riscos. É necessário que exista um controle maior sobre quais equipamentos entram no ambiente organizacional, como eles são utilizados e como as informações específicas da empresa podem ser protegidas de pessoas mal intencionadas. Considere uma empresa que recentemente passou por problemas de segurança da informação. Um dos funcionários do setor de produção salvou diversas imagens de um novo produto da empresa, o qual seria divulgado para o mercado apenas na semana seguinte. Em seguida, o funcionário compartilhou as fotos com amigos em um aplicativo de mensagens on-line. Em pouco tempo, as fotos foram postadas em diversas redes sociais, o que fez com que a empresa antecipasse o lançamento do produto para que os concorrentes não se aproveitassem da situação. Se você fosse o diretor da empresa, quais ações implementaria para eliminar ou pelo menos dificultar este tipo de situação? Cite pelo menos três ações práticas. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- profissionais que podem ter acesso ao local onde possivel produto estaria guardado, nem todos poderiam ter esse acesso
2- somente celulares coorporativos circulando dentro da Empresa
3-Reuniões coorporativas semanais do que vai vai ser divulgado e o que pode circular nas redes sociais
4-fiscalização por profissionais de TI, controlando o Wifi da empresa.
Seguem três ações práticas que podem ajudar no controle do uso da tecnologia no ambiente de trabalho.
1ª) Regimento interno com regras específicas sobre o uso de recursos tecnológicos - isso significa que o colaborador já entra na empresa ciente de que o uso de aparelhos eletrônicos pode interferir negativamente na produtividade e até prejudicar a imagem empresarial.
2ª) Bloqueio de sites de entretenimento adulto e demais redes sociais online - isso significa que o colaborador passa a ficar mais focado em usar o computador para a execução dos processos internos.
3ª) Pausas para a prática de exercícios físicos - a união da equipe de trabalho ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais humanizado e menos dependente das tecnologias.
Aprenda mais acessando este link:
https://brainly.com.br/tarefa/38068556
Sonhe, mas trabalhe duro!
• Realização de palestras para os funcionários sobre o uso adequado dos recursos tecnológicos na empresa.
• Monitoramento dos dados trafegados pelos dispositivos eletrônicos pessoais na rede interna da empresa.