Atualmente,o ambiente de trabalho é uma importante fonte de estresse. O estresse pode ser entendido como um estado de ameças ao equilibrio do organismo
Soluções para a tarefa
explica que estresse não pode ser entendido apenas como um estímulo ou uma resposta. Adotando um modelo relacional, mas deve-se estudar o estímulo estressor e a resposta biológica a ele, e também a maneira pela qual a pessoa avalia e enfrenta esse estímulo, levando em consideração suas características individuais e o tipo de ambiente em que está inserida.
Sendo assim, o estresse pode ser entendido como uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escala progressiva na defesa de seu organismo.
Explicação:
De acordo com estudos e pesquisas, constata-se que a origem da palavra estresse ou stress vem do século XIX, onde engenheiros anglo-saxões passaram a usar o termo para indicar a tensão resultante de uma força aplicada em um corpo, ou seja, estressava-se o objeto até seu ponto de ruptura, para testar sua resistência. A palavra passou da física à medicina, sendo utilizada para explicar o desequilíbrio químico que acontece no corpo humano diante de uma agressão (SOUZA, 2004).
De acordo com Potter e Perry (2004, p. 542):
o estresse é qualquer situação em que uma demanda inespecífica exige que um indivíduo responda ou empreenda uma ação. Envolve respostas fisiológicas e psicológicas. Pode levar os sentimentos negativos ou contraproducentes, ou ameaçar o bem-estar emocional. Pode ameaçar a maneira pela qual a pessoa normalmente percebe a realidade, resolve os problemas e raciocina em geral e nos seus relacionamentos, bem como na sensação de posse. Também pode ameaçar a perspectiva geral da pessoa sobre a vida e o estado de saúde.
Desse modo, pode-se enumerar dois aspectos essenciais que são as situações que podem desencadear o stress e que se denominam de estímulo estressor e a resposta do indivíduo diante do estímulo, que é a resposta ou o processo de stress. Se a resposta é negativa, ou seja, desencadeia um processo adaptativo inadequado, podendo gerar inclusive doença, é chamado de distress; no entanto, se a pessoa reage bem à demanda, fala-se em eustress. No eustress – estress positivo -, o esforço de adaptação gera sensação de realização pessoal, bem-estar e satisfação das necessidades, mesmo que decorrente de esforços inesperados, ou seja, é um esforço sadio na garantia de sobrevivência