Atualmente, no Brasil, o ganho de peso e aobesidade representam uma ameaçacrescente à saúde, constituindo um desafiopara os profissionais da área. Para aprevenção e o controle desse problema,necessita-se de uma abordagem integradaque contemple os vários fatores envolvidos nagênese da obesidade. O diagrama ao ladoexplicita os diferentes níveis de determinaçãoda obesidade. Tendo-se como base essediagrama, é correto inferir queA a forma hierárquica é a que permitemelhor avaliar os fatores relacionados aprevenção e controle do ganho de peso eda obesidade.B existe uma rede de fatores que expressamas múltiplas interações entre saúde,mercado global de alimentos, mídia,processos de urbanização, perfil de educação e acesso aos transportes e ao lazer.C é preciso interromper o processo de globalização para que seja possível controlar a epidemia da obesidade.D abordagens de prevenção e controle da obesidade bem-sucedidas, tanto no âmbito individual quanto no coletivo,devem ser focalizadas em estratégias comportamentais.E o consumo de alimentos com elevada densidade energética representa, segundo o diagrama, o principal fatorrelacionado à obesidade na população.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
A letra (B) mostra a resposta correta de acordo com o conteúdo trazido pelo diagrama.
Na realidade, o diagrama mostra que a obesidade é resultado da interação de inúmeros fatores presentes na sociedade.
Dentre os principais fatores podemos destacar:
- produção industrial de alimentos (fatores regionais e internacionais) - os alimentos industrializados contêm mais sal e conservantes, o que é danoso à saúde humana no longo prazo.
- sedentarismo (fator local) - pode ocorrer por opção própria (falta de vontade da pessoa) ou pela indisponibilidade de acesso ambientes propícios às práticas de exercícios físicos.
- falta de cuidados com a saúde (fator local) - pode ocorrer por conta da ausência de transporte público ou excesso de trabalho.
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
Respondido por
12
Resposta:
Existe uma rede de fatores que expressam as múltiplas interações entre saúde, mercado global de alimentos, mídia, processos de urbanização, perfil de educação e acesso aos transportes e ao lazer.
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes