Atualmente cada vez mais programas de manutenção preditiva são incorporados aos modelos de gestão principalmente das indústrias de processo contínuo, tais como, gás e petróleo, energia, mineração e siderurgia. Paradas não programadas nessas indústrias levam a perdas financeiras exorbitantes e atrasos na entrega, o que gera prejuízos para a empresa.
O nível de tecnologia empregado na manutenção preditiva é bastante sofisticado e implica em um alto custo inicial de implantação, devido à aquisição dos equipamentos de monitoramento, capacitação de equipe dedicada à coleta e análise dos dados para posterior indicação dos equipamentos a sofrerem intervenção programada. Esse método é visto hoje como uma ferramenta de detecção e diagnóstico essencial para auxílio ao cumprimento de metas de produção, aumento de produtividade e consequente redução do retrabalho e dos custos de manutenção.
Considerando o contexto mencionado, elabore um texto dissertativo, discorrendo sobre a definição de manutenção preditiva.
Soluções para a tarefa
Conforme mencionado no texto, cada vez mais as empresas se preocupam com a manutenção preditiva de equipamentos e maquinarias, principalmente visando o aumento da produtividade de suas instituições.
Nesse sentido, observa-se que manutenção preditiva é caracterizada como intervenções periódicas nos maquinários de empresas, com base nos próprios indicadores ( níveis de desgaste de componentes, vibração, termografia), que são determinantes para determinar a vida útil e o estado destes equipamentos.
Espero ter ajudado em algo, bons estudos!
Resposta:
Visto que as empresas se atentam com a manutenção preditiva de equipamentos e maquinários, sobretudo tendo em vista a melhoria da produtividade de suas organizações, visto que máquinas que danificam ao longo da produção ocasionam excessivos contratempos e perdas.
Consequentemente, nota-se que manutenção preditiva se faz definida como intervenções periódicas nos maquinários de organizações, como consequência de indicadores (níveis de degradação de componentes, vibração, termografia, ultrassom), que são satisfatórios para indicar a condição e a situação destes equipamentos.
As vantagens assim sendo são a diminuição dos custos, previsão dos defeitos e diminuição do tempo de manutenção elevando desse modo a produtividade.
Explicação: