Informática, perguntado por anamaximo787, 4 meses atrás

Atualmente as organizações da indústria de software tem se preocupado cada vez mais com a qualidade do produto que está sendo entregue ao cliente final. Dessa forma, novas técnicas, modelos e frameworks estão sendo utilizados a fim de otimizar a qualidade em um produto final. Uma das formas de melhorar o processo de software diz respeito a utilizar um modelo. A ideia deste modelo é substituir a adoção compulsória de processos pela adoção gradual de pequenas práticas que gerem impacto positivo na produção de software e possam servir posteriormente para compor processos mais sofisticados. Dessa forma, a organização irá perpetuar boas práticas em seus processos e produtos de software.

Sob essa perspectiva, imagine que você é um profissional da área de software contratado por uma pequena empresa. Essa empresa gostaria de começar a padronizar seus processos. Porém, por ser uma empresa pequena, o orçamento para essa padronização de projetos é reduzido. Sob essa perspectiva, discorra sobre um dos modelo de qualidade de processos, de modo que este possa contribuir para a empresa em questão, lembrando que se trata de uma organização de pequeno porte, ou seja, apresente dentre os modelos estudados, aquele que melhor atende a essa característica de empresa de pequeno porte. Apresente as características do modelo e descreva todos os processos do mesmo.

Soluções para a tarefa

Respondido por marciopvianna
12

Resposta:

O modelo que mais se enquadra para pequenas empresas é o MPSBR.

A justificativa que pode-se considerar ainda o MPS-BR como uma importante alternativa ao CMMI em organizações de médio e pequeno porte. Isto se justifica em virtude do alto investimento financeiro que o CMMI representa, o que torna o mesmo mais indicado às grandes empresas de desenvolvimento.

Os Processos são divididos em 7 Níveis:

- A (Em Otimização),

- B (Gerenciado Quantitativamente),

- C (Definido),

- D (Largamente Definido),

- E (Parcialmente Definido),

- F (Gerenciado),

- G (Parcialmente Gerenciado).

A escala de maturidade se inicia no nível G e progride até o nível A. Para cada um destes sete níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indicam onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Respondido por maikequeiroz13
2

Resposta:

Explicação: O MPSBr é um modelo de qualidade de processos de software voltado para as características das empresas brasileiras. Ele auxilia as empresas a implantarem seus processos de software em conformidade com os principais padrões e modelos internacionais de qualidade de software (SOFTEX, 2016). Além disso, o MPSBr é baseado no padrão CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e SPICE, e principalmente, na realidade do mercado brasileiro. Uma das principais vantagens do modelo é seu custo reduzido de certificação, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas. Ele está dividido em três componentes:

■ Modelo de Referência (MR-MPS): para serviço e gestão de pessoas.

■ Método de Avaliação (MA-MPS).

■ Modelo de Negócio (MN-MPS).

O MR-MPS é um modelo de referência para a melhoria do processo de software e apresenta sete níveis de maturidade, que são:

Nível G : Parcialmente Gerenciado - primeiro nível do modelo, é composto pelos processos de gerência de projeto e gerência de requisitos.

Nível F :  Gerenciado - é composto pelo nível de maturidade G acrescido dos processos de gerência de configuração, garantia da qualidade, medição e aquisição.

Nível E : Parcialmente Definido - é composto pelo nível de maturidade F, acrescido dos processos de treinamento, definição do processo organizacional, avaliação e melhoria do processo organizacional e adaptação do processo para gerência de projetos.

Nivel D : Largamente Definido - é composto pelo nível de maturidade E, acrescido dos processos de desenvolvimento de requisitos, solução técnica, validação, verificação, integração de produto, instalação de produto e liberação de produto.

Nivel C : Definido - é composto pelo nível de maturidade D, acrescido dos processos de gerência de riscos e análise de decisão e resolução.

Nível B : Gerenciado Quantitativamente - é composto pelo nível de maturidade C, acrescido dos processos de desempenho do processo organizacional e gerência quantitativa de projeto.

Nível A : Em Otimização – é o nível mais elevado do modelo MPSBr; é composto pelo nível de maturidade B, acrescido dos processos de inovação e implantação na organização e análise e resolução de causas.

De acordo com o Guia Geral MPS de Software elaborado por Softex (2016), cada nível de maturidade possui suas áreas de processo, nas quais são analisados os:

■ Processos fundamentais: aquisição, gerência de requisitos, desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração, instalação e liberação do produto.

■ Processos organizacionais: gerência de projeto, adaptação do processo para gerência de projeto, análise de decisão e resolução, gerência de riscos, avaliação e melhoria do processo organizacional, definição do processo organizacional, desempenho do processo organizacional, gerência quantitativa do projeto, análise e resolução de causas, inovação e implantação na organização.

■ Processos de apoio: garantia de qualidade, gerência de configuração, validação, medição, verificação e treinamento.

Em seguida, apresentam-se os níveis de capacidade, nos quais são obtidos os resultados dos processos analisados. Neles, cada nível de maturação possui um número definido de capacidades, que são:

■ AP 1.1 - O processo é executado.

■ AP 1.2 - O processo é gerenciado.

■ AP 2.2 - Os produtos de trabalho do processo são gerenciados.

■ AP 3.1 - O processo é definido.

■ AP 3.2 - O processo está implementado.

O MA-MPS é um método de avaliação para melhoria do processo de software e o seu objetivo é o de orientar a realização de avaliações, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504, em empresas que já implementaram o MR-MPS. Já o MN-MPS é um modelo de negócio para melhoria do processo de software (SOFTEX, 2016).

Referências Bibliográficas: Livro de ENGENHARIA DE SOFTWARE, Unicesumar 2022, módulo 54  ;

https://softex.br/mpsbr/#:~:text=O%20MPS.BR%2C%20Melhoria%20do,RH%20na%20ind%C3%BAstria%20de%20TIC.  ;

Perguntas interessantes