Atualmente, as organizações buscam tornar-se empresas que geram conhecimento (knowledge creating company), para tanto, devem apresentar a espiral do conhecimento. A espiral do conhecimento vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito e de explícito a tácito. O conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada indivíduo. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando, assim, a aplicação do conhecimento em outras áreas da organização. Com relação à espiral do conhecimento
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela letra (A).
Porque, naturalmente, ocorre a externalização do Conhecimento Tácito para Explícito.
No ambiente organizacional, essa externalização pode ser vista nas ações de um novo colaborador, que mostra aos colegas de trabalho o que ele é capaz de fazer. Nesse sentido, ele tem a oportunidade de mostrar que as experiências em trabalhos anteriores contribuíram para o ganho do know-how (que é o saber fazer ou executar).
Diante disto, as habilidades, conhecimentos e atitudes do novo colaborador ficam visíveis ou expostas para todos os colegas de trabalho.
Segue o restante da eprgunta:
(...)
Selecione uma alternativa:
a) O know-how é transmitido de pessoa para pessoa.
b) Muitas ideais implantadas caem no esquecimento.
c) O conhecimento fica endêmico e ele é dificilmente encontrado na organização.
d) Não é possível determinar em que momento o conhecimento se constrói. e) A descrição em forma de relatórios e manuais é descartada.
Espero ter ajudado. :)
Resposta: Restante da pergunta.
I- Socialização.
II- Externalização.
III- Internalização.
IV- Combinação.
( IV ) Trata da sistematização de conceitos.
( I ) Trata do compartilhamento de experiência.
( III ) Trata da incorporação do conhecimento explícito.
( II ) Trata da conversão do conhecimento tácito em explícito.
Explicação: De Acordo com o Gabarito do Ava