Atualmente, as exigências do mundo moderno acarretaram significativas mudanças no que se refere ao preparo de crianças e jovens para os desafios do século XXI. Tais mudanças envolvem, principalmente, o oferecimento de condições que visam ao desenvolvimento das competências necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal.
Conforme discutido, as profundas transformações pelas quais a humanidade atravessou nos últimos tempos modificaram sobremaneira a forma como o indivíduo se relaciona com o outro e consigo próprio, o que deu início ao debate sobre a importância da educação emocional. Sobre isso, analise as afirmações a seguir.
I. Educação emocional resume-se à capacidade cognitiva do indivíduo de reconhecer as emoções do outro.
II. A revolução tecnológica e comportamental vivenciada no século XXI provocou melhora na saúde mental dos indivíduos.
III. A educação emocional pode contribuir para que os indivíduos consigam lidar melhor com os conflitos do cotidiano, entendo suas emoções. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
III, apenas.
Explicação:
"I. Educação emocional resume-se à capacidade cognitiva do indivíduo de reconhecer as emoções do outro." - A educação emocional não se resume em apenas compreender as emoções do outro, mas também as suas próprias emoções.
"II. A revolução tecnológica e comportamental vivenciada no século XXI provocou melhora na saúde mental dos indivíduos." - De acordo com a OMS, o século XXI poderá ser marcado pelos problemas de saúde mental, tais com a depressão.
"III. A educação emocional pode contribuir para que os indivíduos consigam lidar melhor com os conflitos do cotidiano, *entendendo* suas emoções." - Exatamente! Ela é um conjunto de aptidões emocionais que permite ao indivíduo, ser capaz de lidar com suas próprias emoções.
Alternativa 3:
III, apenas.
A educação emocional compreende uma série de fatores que considera tanto o entendimento das emoções e sentimentos pessoais, quanto a capacidade de desenvolvimento de empatia, ou seja, se colocar no lugar dos outros.
Com isso, este processo permite o desenvolvimento da resiliência emocional, capaz de superar obstáculos e adversidades, tornando o indivíduo mais forte psicologicamente e preparado.