Atualmente, as discussões e as análises sobre a regulamentação do exercício profissional de Enfermagem na coordenação gerencial têm gerado questionamento sobre as reais competências do enfermeiro sobre gestão que, também, influencia a prática do cuidado. As funções administrativas de planejamento, organização, direção e avaliação exercidas por esse profissional ocupam lugar de destaque no trabalho da equipe de saúde. É nesse cenário que o enfermeiro deve apoiar o seu fazer, utilizando-se de novas tecnologias gerenciais, a fim de tornar-se um agente de mudança da realidade dos serviços de Enfermagem das instituições de saúde. Veja a situação do Desafio e depois responda o questionamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mediante a situação descrita, é essencial que o enfermeiro gestor inicie suas atividades realizando escalas de serviço e de enfermagem para todos os setores e contratações de profissionais e desenvolvendo relatórios gerenciais mensais.
Deve, ainda, atuar com avaliação dos serviços, conferir o atendimento aos pacientes e liderar cada equipe por setor clínico do hospital, garantindo o adequado funcionamento desses setores de enfermagem, por meio do controle dos processos, visando à qualidade e à humanização do atendimento.
Efetivar treinamentos e supervisão da assistência técnica prestada pela equipe de enfermagem, manter o sistema de avaliação contínua e realizar reuniões periódicas com os departamentos sob sua responsabilidade;
Buscar avaliar o atendimento aos pacientes, emitir parecer técnico referente ao processo de padronização, aquisição, distribuição, instalação e utilização de materiais, avaliar a qualidade do atendimento assistencial, realizar auditoria de prontuários, elaborar relatórios e conhecer todo o setor hospitalar e sua logística.
Sobre a regulamentação do serviço:
"Art. 3º O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de Enfermagem."
Os serviços de Enfermagem estão presentes nas instituições que prestam serviços de saúde, sendo que a equipe de Enfermagem geralmente representa o maior percentual dos profissionais de saúde dentro de um estabelecimento.
Diante disso, a assistência de Enfermagem deverá estar prevista em planos e programações feitos dentro das instituições e serviços de saúde.
Essa previsão auxilia a equipe multidisciplinar e orienta os profissionais de Enfermagem na execução de suas atividades, facilitando a colaboração e inserindo os serviços de Enfermagem no sistema de assistência prestado.
No planejamento de cuidado, a Enfermagem é componente da prática colaborativa atuando em parceria com os demais profissionais. O sucesso dessa parceria está diretamente relacionado a um planejamento que inclua as atividades de Enfermagem.
A Resolução COFEN Nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, trata da importância de se definirem procedimentos a serem adotados na implementação do processo de Enfermagem. O planejamento da Enfermagem dentro dos serviços de saúde poderá se dar na forma de processo, estabelecendo as rotinas e definindo as ações.
Explicação: