Atualmente, 20% da área da Amazônia brasileira estão oficialmente protegidos por Unidades de Conservação (parques nacionais, florestas nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas etc.), o que corresponde a cerca de um milhão de km2. Mesmo com o monitoramento por imagens de satélite da região (SIVAM), a proteção efetiva dessas áreas ainda enfrenta inúmeros desafios.
a) INDIQUE dois elementos, associados à ocupação da região amazônica, que ameaçam as unidades de conservação.
b) EXPLIQUE por que a fiscalização das unidades de conservação é mais difícil na Amazônia do que em outras regiões do país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
a) Alguns elementos associados à ocupação da Região Amazônica que ameaçam as Unidades de Conservação são sobretudo ligadas ao desmatamento, como atividades agrícolas, de pecuária, os processos de assentamento de povoados, atividades mineradoras e de extração de madeira.
b) A fiscalização das unidades de conservação é mais difícil na Amazônia do que em outras regiões do país em virtude sobretudo a extensão territorial da região e a quantidade reduzida de equipe fiscal. A falta de regularização de propriedades de terra também dificultam uma atuação mais efetiva.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás