Atribua "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso sobre a importância do pensamento de Hegel para a Educação e a concepção de sujeito: ( ) Hegel, ao pensar num ser em constante mudança e no movimento de contradição dos conceitos, propõe o que ele chamou de lógica dialética. ( ) A dialética hegeliana está associada a um sujeito em constante mudança, uma "mudança pela contradição". ( ) Hegel constrói um pensamento que confunde a Educação e a dialética, no campo das idéias e representações.
Soluções para a tarefa
Sobre a importância do pensamento de Hegel para a Educação e a concepção de sujeito:
( V ) Hegel, ao pensar num ser em constante mudança e no movimento de contradição dos conceitos, propõe o que ele chamou de lógica dialética.
( V ) A dialética hegeliana está associada a um sujeito em constante mudança, uma "mudança pela contradição".
( F ) Hegel constrói um pensamento que confunde a Educação e a dialética, no campo das idéias e representações.
A filosofia de Hegel parte da ideia da necessidade de examinação, em primeiro lugar, das etapas de formação da consciência: subjetiva, objetiva e absoluta, tomando a consciência em análise científica.
Hegel criará uma espécie de ciência da experiência da consciência, assim a tríade da consciência é organizada pela sua teoria lógico especulativa dialética: Tese, antítese e síntese, ou como estão no palco da consciência: Ser em-si, ser fora-de-sie ser em-si-e-para-si.
Esta dialética especulativa reconduz as três partes principais de seu sistema: filosofia do espírito, filosofia da natureza e, o último estágio entendido como síntese, representaria a união e a contradição, imersas, tem-se a lógica.
E Hegel findará todo o real a esta ideia, que toda a realidade é pura e perfeita racionalidade: uma racionalidade não parada ou estática, mas em plena movimentação e dinamização, é o princípio fundamental para a compreensão de todo o real em constante e infinito devir.
Hegel, em síntese pretende explicitar os princípios que orientam as coisas em face do pensar, isto é, a ordem dos conceitos à ordem das coisas, de modo que o real possa revelar se como o último lógico. Nesta perspectiva conceitual da realidade o sentido e a ação são indissociáveis, mas não submissíveis.
Bons estudos!