Através de um Projeto de Lei (PL) do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), os nomes dos principais líderes do movimento conhecido como Conjuração Baiana estarão inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, publicação oficial que registra os grandes mártires do povo brasileiro e fica depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. Os novos integrantes que participaram do levante também conhecido como Revolta dos Alfaiates, ou Revolta dos Búzios, são João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luis das Virgens. “A luta dos que sonhavam com uma república de igualdade e com o fim da escravidão, no século 18, em Salvador, inspirados pela Revolução Francesa, recebe, com esta sanção da presidenta Dilma, uma demonstração de reconhecimento da sua importância para a nação. Esta Lei é mais uma vitória para o povo negro”, afirmou o parlamentar natural de Maragojipe. Luiz Alberto também explica que o PL foi sugestão do Grupo Cultural Olodum.
Sobre a questão em torno dos chamados “heróis nacionais”, assinale a alternativa INCORRETA.
A- Com a proclamação da república no Brasil ao final do século XIX, tiradentes foi transformado em herói nacional por ter sido o único condenado à morte entre os participantes de um movimento elitista que defendia ideias repúblicanas durante o período colonial.
B- Existem varios mecanismo que podem ser usados para se constituir a imagem de um herói nacional, tais como pinturas, livros, feriados, etc. No caso Tiradnetes, foi comum que varios pintores o retratassem de barba e cabelos longos, semelhante à figura de Jesus Cristo.
C- Já no contexto da proclamação da república, os quatro participantes da conjuração Baiana que foram condenados a morte também poderiam ter ganhado o status de “heróis nacionais” , todavia, tendo em vista o racismo científico do século XIX , deu se preferência a figura dó Tiradentes porque este era branco, ao contrário de João de Deus, Lucas Dantas, Manoel Faustino e Luís das Virgens, que eram negros.
D- Demorou-se muito tempo para que João de Deus, Lucas Dantas, Manoel Faustino e Luís das Virgens passassem ser oficialmente considerados “heróis nacionais” porque o movimento do qual eles fazem parte - a conjuração Baiana - era muito conservador , sobretudo se comparado à inconfidência Mineira.
Soluções para a tarefa
A- CORRETA. Tiradentes ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e, mais ainda, por ter sido o único condenado à forca. Apesar de não pertencer a elite e ter fracassado em todas as profissões que tentou, Tiradentes interessava-se por escritos políticos e indignava-se com os altos impostos cobrados pela coroa. Quando presos, nenhum dos inconfidentes confessou suas penas – menos Tiradentes que, por esse motivo, recebeu a pena de morte.
B- CORRETO. A representação clássica de Tiradentes assemelha-se a Jesus, ambos martirizados. A obra de arte que representa a junção dos personagens é o “Tiradentes Esquartejado”, de Pedro Américo, pintura feita logo após a Proclamação da República.
C- CORRETO. A Conjuração Baiana foi uma das primeiras revoltas sociais do país. Os rebeldes da elite foram fuzilados no Campo da Pólvora, mas os pobres foram enforcados, servindo de espetáculo público. Após a proclamação da República, movimento que foi organizado pela elite política, necessitavam-se de heróis nacionais que concedessem legitimidade ao projeto.
D- FALSO. A Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) foi liderada por um médico, político e filósofo baiano, Cipriano Barata. Porém, a maior participação do movimento foi de pessoas pobres, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos, diferente da Inconfidência Mineira, que teve intelectuais e filósofos como participantes.