Sociologia, perguntado por daybyday1, 1 ano atrás

através de que,a experiência religiosa de um expressa ou seja apresentá na sociedade de hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por Emillyby
3

Ao elaborar uma proposta teórica conceitual adequada ao projeto de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, alguns desafios foram apresentados. Em primeiro lugar, em se tratando de escola pública, havia que garantir a separação entre Estado e religião considerando que aquele não deve patrocinar “ensino de religião”. Numa sociedade democrática essa é uma questão de foro íntimo, de decisão própria. Ensino de religião, entendido como catequese ou pregação apologética de uma determinada expressão religiosa, é um direito de instituições religiosas, mas deve ser realizado em escolas confessionais, seminários ou círculos de estudo e não no âmbito das escolas públicas, não-confessionais. A defesa desse princípio de separação norteou todo o material produzido, bem como as capacitações feitas com os profissionais da rede estadual de ensino (atp’s, diretores e professores).

Como ênfase central do trabalho estabelecemos alguns pressupostos, partindo da noção de diversidade. Somos diversos. Essa verdade fundamental é sempre ameaçada por ações individuais e coletivas de intolerância. Somos diversos historicamente, etnicamente, lingüisticamente e, da mesma forma, somos diversos religiosamente. A diversidade religiosa é profunda. Ela existe entre ateus e religiosos, entre formas distintas de religião (cristãos e budistas, por exemplo), entre ramos religiosos com pontos em comum (como judeus e muçulmanos), entre expressões internas de uma mesma religião (católicos carismáticos e adeptos da Teologia da Libertação) e mesmo entre expressões geográfico-históricas da mesma fé (católicos espanhóis e católicos norte-americanos).

Em nenhum período da história houve uma única religião em todo o mundo, como também nunca foram dominantes as atitudes de tolerância no passado da história das religiões. A associação entre Estado e Igreja é uma dessas formas de intolerância, não deixando, por isso mesmo, uma boa lembrança. A imposição de uma fé como oficial e a conseqüente exclusão das outras (inclusive com perseguições declaradas) deixou seu rastro perverso no passado. No presente, muitos conflitos continuam sendo alimentados a partir de convicções ou sob a justificativa de crença, como vemos no Oriente Médio ou na Irlanda.


Emillyby: espero ter ajudado ,beijos, ate breve
Emillyby: bons estudos :3
Perguntas interessantes