Através da linguagem, temos a possibilidade de transformar o mundo real, além de nomear objetos, existe a troca de experiências, de ideias, de informações, a linguagem é veículo da comunicação social. Entretanto, a linguagem não se reduz a dar nome às coisas e tão pouco significa uma neutralidade. Ter o poder de classificar e nomear os objetos, as relações, atitudes e as pessoas constitui um ato de poder. Sendo assim, afirmar que o grupo de pessoas, a partir de suas características que lhes fornecem identidades, possuem vantagens e privilégios, enquanto os grupos estão desvantagens e desprivilegiados justamente por não se encaixarem nessas identidades, explicita a luta cotidiana de afirmação de identidades. Por isso as lutas das políticas identitárias passam pela linguagem, pois não tratam apenas de nomenclaturas (significantes), mas uma maneira de buscar a valorização das identidades que sofrem discriminação e são inferiorizadas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:
I- As pessoas com deficiência já foram chamados ao longo da história de “inválidos”, “incapazes”, “defeituosos”, “anormais” e “portadores de deficiência” ou “portadores de necessidades especiais”. Todas essas nomenclaturas apontam uma negatividade em relação à deficiência como indivíduos sem valor, incapacitados ou que portam um fardo. Não é a toa que pessoas com deficiência foram tratadas como doentes que precisam ser curados para se inserir na sociedade.
II- Buscando uma identidade enquanto grupo social, surgiu a nomenclatura mais adequada “pessoas com deficiência”, termo elaborado pelas próprias pessoas com deficiência, para não esconder a deficiência, mostrar a realidade e valorizar a diversidade entre as pessoas além de reivindicar igualdade em termos de direitos e dignidade e a diferença entre as pessoas.
III- A identidade dominante na sociedade é a do heterossexual que, para reafirmar seu domínio, necessitam continuamente inferiorizar a diferença e subjugar a homossexualidade, a bissexualidade e as diferentes identidades e expressões de gênero como transexuais e travestis. Por isso é tão importante combater a homofobia que também se manifesta na linguagem que atribui uma negatividade à diversidade humana.
IV- Ser considerado “anormal” ou “inferior” leva as pessoas a perder o emprego, ter mais dificuldade para conquistar melhores posições sociais, são malquistas nas festas da família, geralmente, são depreciadas na rua em que moram, no bairro, no ônibus, no metrô, pelas ruas da cidade e até mesmo na escola.
Através da leitura das assertivas, é correto: a. As assertivas I e II discorrem sobre as pessoas com deficiência na sociedade na luta de reconhecimento sobre direitos e justiça social. Por isso a nomenclatura “portador de deficiência” é importante para reconhecer o tratamento médico de reabilitação para a sociedade. b. A luta por reconhecimento da diversidade nos fez reconhecer as diferentes formas de identidade e expressão de gênero como cisgênero, transgênero, transexual, travesti, entre outros que compõem a diversidade humana da sociedade. c. A discussão da nomenclatura não pode alterar a ordem natural das coisas. Ou seja, o normal é andar em bipedia e não em cadeira de rodas, comunicar com a fala e não em língua de sinais e estabelecer relações heterossexuais e não homossexuais. O anormal deve ser combatido. d. A assertiva III nos alerta para homofobia tão discutida na nossa sociedade. Porém, esquece que dentro brincadeiras e piadas não existe preconceito, afinal, é apenas uma forma de humor entre as pessoas. e. A existência da nomenclatura “anormal” nos indica também a existência de um padrão de corpo, comportamentos e atitudes consideradas como “normal”. E o normal faz parte da natureza do ser humano o que torna impossível outras formas de pensar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Resposta:
alguém pode me ajudar
Explicação:
alguem pode me ajudar
claitonrafaelpc:
Fiz e acertei, muito obrigado!
Respondido por
74
Resposta:
A luta por reconhecimento da diversidade nos fez reconhecer as diferentes formas de identidade e expressão de gênero como cisgênero, transgênero, transexual, travesti, entre outros que compõem a diversidade humana da sociedade.
Explicação:
Fiz e acertei.
Perguntas interessantes