Átomos de um elemento x foram colocados em um meio onde já havia átomos de um elemento y . A aproximação dos átomos de x e y provocou uma transformação de transferência de elétrons, havendo formação de espécie ionicas x 1+ e y2- que são isoeletronicas . A transformação ocorrida permite a seguinte conclusão a respeito de x e y """""" a) a espécie x1+ é maior do que a y2- """"" b) possuem eletronegatividade iguais """"" c) formam uma substância de xy2 """"" d) a eletronegatividade de y é maior do.que a de x
Soluções para a tarefa
Olá,
o esquema descreve uma ligação iônica, em que dois elementos cujas eletronegatividades são muito diferentes, ligam-se por transferência eletrônica.
O elemento mais eletronegativo do par, Y, recebe os elétrons da ligação todos para si, adquirindo a carga negativa, enquanto o elemento menos eletronegativo, X, doa os elétrons para Y adquirindo carga positiva.
Esse tipo de ligação é característica entre metais e ametais, isso ocorre porque os metais ao cederem seus elétrons mais externos, adquirem configuração de gás nobre. Enquanto os ametais necessitam de elétrons faltantes para adquirir a configuração de gás nobre e adquirem a estabilidade.
como X tem carga 1+ e Y carga 2-, é preciso de 2 átomos de X para contrabalancear cada um átomo de Y, ficando o composto iônico com fórmula X2Y.
a) falso, a ligação não fornece nenhuma informação para inferior os tamanhos de X e Y.
b) Falso, os elementos se ligam por ligação iônica, sendo assim, possuem eletronegatividades diferentes.
c) falso, a fórmula é X2Y.
d) verdadeiro, Y é mais eletronegativo do que X, conforme explicado acima.
Resposta: D.