Ed. Física, perguntado por Linebug, 5 meses atrás

Ato racista no esporte resumo mínimo 10 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieljesus123passo
1

luz sobre a questão racial utilizando o esporte como uma plataforma", explanou Breiller.

A fim de mudar o atual cenário e até mesmo não atuar apenas em punições isoladas, em dezembro de 2019, o Grêmio assinou um Protocolo de Intenções com a Defensoria Pública da União, por meio do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais (GTPE-DPU). O documento prevê ações de enfrentamento ao racismo institucional e estrutural no âmbito do futebol. Importante iniciativa já que o Estado do Rio Grande do Sul tem sido o campeão de manifestações racistas no futebol brasileiro. ()

Outra ação, depois de realizar iniciativa que ganhou o nome de Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) colocou no ar, em agosto, uma série de eventos virtuais voltados ao lançamento do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte.

Além disso, conversas com representantes de torcidas organizadas e campanhas publicitárias e em redes sociais são diferenciais na luta antirracista no esporte.

Outra ação importante é o compliance dentro dos clubes. Em agosto desse ano uma auditoria interna conduzida pelo departamento de Governança e Complience do Clube Pinheiros encontrou diversos relatos de assédio moral e de racismo dentro da ginástica artística do clube. Apesar de depois o próprio clube tentar barrar a investigação de racismo, que continua, cabe aos clubes mitigar as ocorrências e punir os responsáveis.

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva define que quem "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência", pode sofrer suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O Rating Integra, promovido por Atletas pelo Brasil Instituto Ethos, COB, CPB e Pacto pelo Esporte funciona como um termômetro das entidades esportivas para avaliar e aprimorar os mecanismos de governança e da gestão da integridade e transparência das entidades esportivas no Brasil e reconhecer as entidades que apresentem melhor desempenho nessas áreas.

É o primeiro instrumento de governança voltado para instituições desportivas atuantes no Brasil, desenhado com sua participação e experiência. Constitui também uma ferramenta aos financiadores do esporte que têm nele um parâmetro claro para avaliar e reconhecer o comprometimento das instituições patrocinadas com melhorias contínuas.

Um grupo de jogadores e esportistas lançou, em junho desse ano, o movimento Esporte pela Democracia, que conta com a presença de atletas como Raí, Walter Casagrande, Jose Trajano, Grafite, Igor Julião, Ana Moser, Juca Kfouri e Joanna Maranhão. Por meio de manifesto publicado nas redes sociais, os atletas buscam firmar um compromisso com a democracia, o respeito à diversidade e a luta contra o racismo e o autoritarismo.

A partir da palavra de ordem "Com Racismo não tem jogo" o Esporte pela Democracia e o Movimento Indígena se reuniram em julho para realizar uma ouvidoria pública sobre os Jogos Internacionais de 2021, com a proposta de que indígenas e toda a diversidade de povos participem amplamente por um esporte sem racismo.

Conhecer e apoiar estas iniciativas é uma oportunidade para que cada um de nós participe da luta antirracista.

NÃO PRECISA ESCREVER TUDO ISSO, VEJA ATÉ ONDE VC QUER ESCREVE!


Linebug: Obrigada
Perguntas interessantes