Sociologia, perguntado por antunesbol6816, 7 meses atrás

atividades sobre êxodo rural para o 4o ano

Soluções para a tarefa

Respondido por juuliaxc
0

Resposta:

Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana?

Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores. Esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores, que se mudam para as cidades em busca de emprego.

Outro motivo é a concentração de terras no espaço agrário, ou seja, um espaço cada vez maior para um número cada vez menor de pessoas. Esses espaços não são usados para moradia e produção de alimentos para a população no campo, mas para o cultivo de produtos voltados, principalmente, para a exportação.

E quais as consequências do êxodo rural?

As consequências do êxodo rural são sentidas nas cidades. Boa parte das pessoas que deixam o campo não possui um bom grau de escolaridade e muito menos algum tipo de especialização. Com isso, elas ficam desempregadas ou conseguem empregos que pagam salários muito baixos. Essas pessoas se tornam moradoras de ruas, vão morar em favelas ou bairros muito pobres.

O êxodo rural também provoca o inchamento das cidades, ou seja, ficam muitas pessoas morando em um mesmo lugar. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e muitas outras aumentaram muito suas populações nos últimos 40 anos por causa do êxodo rural no Brasil. E continuam aumentando.

O conceito de êxodo rural pode ser definido como:

a) conjunto de investimentos realizados pelo governo federal na zona rural do Brasil no século XX.

b) conjunto de técnicas e insumos usados no espaço agrário para promover a revolução verde no Brasil.

c) deslocamento em massa da população do campo para as cidades, que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960.

d) política de governo oficial que incentivava a migração do campo para a cidade em busca de promover a urbanização e a industrialização do país.

e) política de governo que incentivava a diminuição da taxa de natalidade no campo visando diminuir a quantidade de pessoas residentes no campo e aumentar a população urbana.

Resposta: Letra c)

Questão 2

O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:

a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.

b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.

c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.

d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.

e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.

Resposta: A)  

Questão 3

(Uel- adaptada) "... A penetração do capitalismo na agropecuária liberou grandes contingentes de mão de obra, seja pela mecanização das atividades, seja pela concentração da propriedade da terra. Esse pessoal migrou para as cidades (êxodo rural), que não se aparelharam o suficiente em termos de infraestrutura urbana... Multiplicam-se as favelas e cortiços, o transporte é insuficiente e a indústria não acompanha o ritmo de crescimento urbano. Mesmo assim, a agropecuária é de grande peso na economia que está articulada a um setor terciário bastante diversificado." Os principais destinos dos migrantes que saiam do campo foram as cidades das regiões:

a) Norte e Sudeste.

b) Sudeste e Sul.

c) Norte e Centro-Oeste.

d) Sul e Norte.

e) Nordeste e Centro-Oeste.

Resposta: B

 

Questão 4

Dentre as diversas consequências do Êxodo rural para o Brasil, podemos citar:

a) a desaceleração do processo de urbanização.

b) a aumento dos índices de desemprego no Brasil.

c) o aumento da quantidade de trabalhadores rurais.

d) a diminuição dos problemas agrários no campo.

e) o aumento de propriedades rurais disponíveis para a venda.

Resposta: B)

Foi isso que entendi da sua pergunta, sinto muito se entendi errado, mas caso não, espero ter ajudado.

Perguntas interessantes