Atividades que envolve a eletricidade são consideradas perigosas, independentemente da faixa de tensão aplicada. Neste sentido, os trabalhadores ficam expostos a um tipo de energia que não pode ser detectada convencionalmente. Neste caso, as operações de manutenção de sistemas aéreos ou subterrâneos, integrantes do SEP.
Sobre as atividades que envolvem o SEP é correto:
Soluções para a tarefa
BLOG DO PORTAL ESCUDO

Menu

SEP: saiba tudo sobre o trabalho em Sistema Elétrico de Potência
Portal Escudo
20/10/2020
Segurança / Treinamentos
0 Comentários
No Sistema Escudo, alguns dos cursos mais populares são o de NR 10. Nessa área, temos o curso de NR 10 – Trabalho com Eletricidade (Básico e reciclagem) e o treinamento de NR 10 – SEP (Sistema Elétrico de Potência). Apesar de seguirem a mesma norma regulamentadora, existem algumas diferenças entre os dois e é sobre isso que vamos falar hoje!
Leia mais:
Blended learning: o que é e 5 vantagens para a área de SST
LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo
11 fatos que você precisa saber sobre o treinamento de NR 10
Tecnologias para treinar SST a distância
O que é mapa de risco e para que serve?
Entende-se o Sistema Elétrico de Potência como um conjunto de grandes sistemas de energia. Ou seja, que envolvem centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, assim como linhas e receptores ligados eletricamente. Um conjunto relacionado tanto a geração, quanto a transmissão e a distribuição de energia elétrica.
Por se tratar de sistemas de energia, também são regidos pela NR 10. Isso porque a atividade precisa envolver trabalhadores altamente capacitados para a função. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre SEP?
Quais são as etapas do Sistema Elétrico de Potência?
Para compreender o SEP e, consequentemente, a cadeia de serviços, profissionais e normas – principalmente em relação à NR 10 – que giram em torno dele, é preciso conhecer as quatro etapas do Sistema Elétrico de Potências:
Primeira etapa do SEP: se dá na geração. Ou seja, a captação da energia em fontes primárias e a transformação em energia elétrica.
Segunda etapa do SEP: é a transmissão. Quando se conduz a energia produzida para os centros de consumo por meio de linhas de alta tensão.
Terceira etapa do SEP: a tensão é reduzida para níveis mais seguros em subestações rebaixadoras. Depois, novamente reduzida para a utilização em equipamentos elétricos, fases que compõe a etapa de distribuição.
Quarta etapa do SEP: utilização da energia elétrica em seus diversos meios de consumo
Resposta:
Atividades em Construção é a resposta
Explicação:
São consideradas atividades perigosas àquelas ligadas à construção,
operação e manutenção de redes de linhas aéreas ou subterrâneas de alta e baixa tensão integrantes do SEP