Atividades "Du para fazer indi exi Exercícios de compreensão 1. Cite algumas funções desempe- nhadas pelos funcionários do Esta- do no Egito antigo. 2. Na sociedade egipcia, que pessoas podiam ser escravizadas? 3. Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egipcios realizaram às margens do rio Nilo? 4. Explique as principais caracteristi- cas da religião no Egito antigo No Brasil 5. Por que os antigos egipcios desen volveram técnicas de mumificação 6. Como é o nome da escrita criada pe los antigos egipcios? Quais eram a caracteristicas desse tipo de escrita 7. Quem eram os faraos negros? 8. Quais eram os papéis sociais das candaces no Reino de Cuxe? 9. O Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, abrigava uma grande coleção do peças de origem egipcia. Entretanto, um incêndio em setembro de 2018 destruiu praticamente todo o acervo da instituição. Leia o texto a seguir. Das expedições ao Egito, D. Pedro 2º trouxe artefatos históricos, mapas, livros e fotos de viagens. Sua coleção de fotografias de viagens - não só ao Egito, mas tam
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Funcionários do Estado no Antigo Egito:Burocratas , militares e escribas. A função dos escribas era ,além de supervisionar a administração,eram responsáveis pelos registros por escrito do reino,que serviam principalmente para o controle dos impostos e dos estoques de alimentos. 2)Em geral, os escravos do Egito eram descendentes de outros trabalhadores da corveia real. Os escravos eram classificados como trabalhadores domésticos, artesãos, artistas, trabalhadores do campo e operários de minas e pedreiras. Alguns escravos pertenciam ao Estado e aos templos do Egito Antigo.
2) Em geral, os escravos do Egito eram descendentes de outros trabalhadores da corveia real. Os escravos eram classificados como trabalhadores domésticos, artesãos, artistas, trabalhadores do campo e operários de minas e pedreiras. Alguns escravos pertenciam ao Estado e aos templos do Egito Antigo.
3) Na natureza os egípcios adaptaram o curso do Nilo, criando barragens e diques que concentravam o fluxo de água em algumas regiões e a tornavam menor em outras. Faziam isto para poder praticar, de forma mais confiável, a agricultura e garantir o seu acesso a este recurso fundamental.
Estas mudanças alteraram também a paisagem das regiões próximas ao Nilo, que deixou de ser caracterizada apenas por elementos naturais e passou a ser caracterizada também pelas obras humanas. Onde antes só havia um rio agora havia áreas de cultivo, casas, diques e sofisticados mecanismos de transporte desta água (o shaduf) da margem para regiões um pouco mais distantes.
4) Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses. Duas características muito importantes da religiosidade dos egípcios eram os conceitos maat e heka. O primeiro conceito definia a importância de viver uma vida correta, de forma a manter a existência harmônica no universo.
5) Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte. Os egípcios constituíram uma sociedade extremamente religiosa.