Atividades
1. que é mercantilismo? Quais as principais praticas mercantilistas?
2. Cite e explique os principais tipos de mercantilismo
3. Por que se pode afirmar que o mercantilismo aumentou a concorrência e as hostilidades
entre os paises?
Por que se pode afirmar que o mercantilismo não beneficiou nem a população das
metropoles nem a das colônias?
5. Em relação ao Brasil, quais as conseqüências do mercantilismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O mercantilismo foi um sistema de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII. Esse sistema tinha por objetivo central proteger a economia nacional através de medidas como protecionismo alfandegário, expedições marítimas, metalismo, entre outras.
Basicamente, caracterizava-se pela intervenção estatal na economia, com o propósito de garantir um saldo favorável no comércio com outros países.
2)Metalismo = acúmulo de de metais preciosos como ouro e prata.
Balança comercial favorável = incentivo ás exportações para obter mais recursos e desestimulos as importações de forma que o dinheiro se mantenha no Reino.
Protecionismo = cobrança de taxas que ficam cada vez mais caras.
Colonialismo = forneciam produtos caros e preciosos para a Europa.
Industrialismo inglês = a falta de colônias e de tecidos para as exportações.
3)O mercantilismo acabou por intensificar as ações de combate entre nações, uma vez que agora disputava-se espaço no mundo reorganizado. A busca matéria prima e pelo acumulo de riquezas foi fundamental para alimentar tais disputas que geraram diversos conflitos e indisposições no cenário político mundial.
4)Podemos dizer que o mercantilismo não beneficiou a população das metrópoles e nem a das colônias pois, para funcionar, dependia de um sistema estatal de concessão de monopólios, de modo que favorecia muito os detentores destes monopólios (pessoas ligadas ao Estado) em detrimento dos pequenos e médios comerciantes.
5) Como principais consequências do surgimento do Mercantilismo (séculos XV e XVIII), podemos destacar:
SURGIMENTO DAS MOEDAS - Cada nação passou a adotar uma moeda, que era usada para trocar por produtos e serviços;
EXPANSÃO DAS PEQUENAS VILAS - As pequenas vilas se tornaram grandes cidades por conta das atividades comerciais, que eram realizadas pelo grande fluxo de pessoas e comerciantes.
AUMENTO DA VARIEDADE DE PRODUTOS - Como os artigos têxteis (comercializados pelos artesãos) e os produtos alimentícios (comercializados pelos comerciantes de alimentos).
1) A ideia do mercantilismo é que a riqueza de uma nação vem exclusivamente de sua capacidade de comércio. O mercantilismo defende que as nações devem usar a política econômica para enriquecer.
Quais são as principais práticas do mercantilismo?
- Os três princípios básicos do mercantilismo são que um país deve manipular o comércio através de políticas, controles sobre a movimentação de mercadorias e outras regras para maximizar a riqueza;
- O mercantilismo enfatizou a importância do balanço de pagamentos de um país — a diferença entre o que ele exporta para outros países e o que importa.
Portanto, conforme afirma a teoria mercantilista, o comércio em si, é bom porque aumenta a riqueza de um país. Os mercantilistas sustentavam que alguns países têm uma vantagem absoluta na produção, assim, ganham uma vantagem absoluta no comércio com outros países.
Entenda mais sobre as principais práticas do mercantilismo em: https://brainly.com.br/tarefa/2352278
2) Os diferentes tipos de mercantilismo, pode ser expressa de diferentes maneiras, por exemplo, ideias sobre o que é “realmente” valioso ou importante para as pessoas ou como os metais devem ser usados e avaliados. A filosofia por trás de cada perspectiva também pode ser diferente.
Quais os principais tipos de mercantilismo?
- Bullionismo: é uma teoria econômica desenvolvida por J. Laurence Laughlin na década de 1930. No bullionismo, ouro e prata são usados como dinheiro, e o governo intervém nos movimentos dos preços desses metais, oferecendo um preço fixo por eles;
- Metalismo: é um sistema monetário onde a moeda não é apoiada por ouro ou prata, mas sim por algo que é mais valioso do que qualquer um desses dois metais — como terra ou bens — o que dá aos metalistas algumas vantagens;
- Mercantilismo Comercial e Marítimo: tinha como perspectiva comprar barato para, posteriormente, vender caro.
Aprenda mais sobre os diferentes tipos de mercantilismo em: https://brainly.com.br/tarefa/9647472
3) O mercantilismo é um sistema de pensamento econômico que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII. Argumentou que o país com mais capital seria o mais rico, mesmo que houvesse comércio. Esse sistema muitas vezes levou a políticas de protecionismo e regulamentação governamental do comércio internacional.
Como o mercantilismo contribuiu para aumentar a competição e as hostilidades entre os países?
- O mercantilismo é uma teoria econômica que argumenta que os países precisam ganhar poder e riqueza aumentando as exportações. Os países com políticas mercantilistas conseguem competir com mais eficácia nos mercados internacionais porque têm mais bens e serviços disponíveis;
- O mercantilismo era visto como uma ferramenta necessária para aumentar a riqueza e o poder nos estados europeus durante o século XVIII. Eventualmente, essa teoria impactou os países também em uma escala global, levando ao aumento da competição e hostilidades entre os países;
- Os EUA usaram políticas mercantilistas durante décadas após a Segunda Guerra Mundial, o que ajudou a criar um período de prosperidade sem paralelo no país. No entanto, com o tempo, os EUA abandonaram essas práticas e se concentraram na criação de empregos em vez de exportar produtos de seus mercados.
Entendas como o mercantilismo aumentou a hostilidades entre os países aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4172638
4) Muitos acreditam que o mercantilismo não beneficia a população de metrópoles ou colônias porque pode levar a uma grande lacuna entre indivíduos ricos e pobres.
Como o mercantilismo afeta as metrópoles?
- O sistema mercantilista era uma forma de aumentar o poder das nações, por meio do ganho econômico. Foi usado por mais de quinhentos anos antes da revolução industrial. Este sistema criou muitos males que levaram a muitos problemas na sociedade;
- Em essência, o mercantilismo é uma política econômica visando maximizar a riqueza de um país, expandindo seu mercado interno e minimizando os ganhos de seus parceiros comerciais.
Além disso, pode fazer com que grandes quantidades de terras sejam propriedade de poucas pessoas, o que leva a uma maior desigualdade, pois os proprietários podem cobrar preços mais altos pela mão de obra.
Entenda mais sobre o porquê do mercantilismo não beneficiar as metrópoles e as colônias em: https://brainly.com.br/tarefa/24342572
5) A economia brasileira é construída sobre uma economia voltada para a exportação. O Brasil é o maior exportador de café, açúcar, suco de laranja e etanol do mundo.
A política econômica do Brasil teve efeitos sobre o país, embora tenham sido bem-sucedidos em termos de redução da pobreza e aumento do PIB.
Quais as consequências do mercantilismo ao Brasil?
- Inflação;
- Reduzindo oportunidades;
- Aumento das taxas de juros;
- Redução do PIB.
Entenda mais sobre as consequências do mercantilismo ao Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/4212570