ATIVIDADES 1. Faça uma pesquisa na internet e/ou no seu livro didático e complete o quadro: PLANO COLLOR PLANO REAL Principais características
Soluções para a tarefa
O Plano Collor refere-se a medidas econômicas para controlar a inflação que assolava o país em 1990. De caráter neoliberal, o presidente promoveu medidas como grandes privatizações, não foi dado aumento salarial no período, houve demissão de grande quantidade de trabalhadores, houve um confisco da poupança, de pessoas que possuíam acima de um teto estabelecido por exemplo.
O Plano Real foi também um conjunto de medidas de aspecto econômico, criada pela equipe do governo de Itamar Franco para combate da hiperinflação que o país vivia em 1994. Um das medidas foi a criação do plano Real e da moeda que utilizamos atualmente.
Bons estudos!
Semana 4
1) Plano Collor; Principais características: ocorreu na presidência do Collor em 1990 até seu impeachement ;houve o Confisco da poupança, criação de nova moeda, congelamento de preços e salários, imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguros, eliminação de benefícios fiscais e redução de gastos públicos.
Plano real :ocorreu na presidência de Itamar Franco mas foi organizado pelo Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Houve a redução de gastos públicos e aumento dos impostos, criação da moeda real, aumento da taxa de juros e dos compulsórios,Redução dos impostos de importação, controle dos preços dos produtos nacionais.
2) Crescimento econômico das camadas mais pobres através de programas sociais, como o fome zero, ProUni, PAC, Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.
3) Acreditava-se que com a flexibilização das leis de trabalho haveria criação de milhões de empregos, porém não foi o que ocorreu segundo as pesquisas, mas houve a precarização das condições de trabalho, principalmente para os mais pobres.
4)No Brasil é constante uso de violência para grupos sociais historicamente excluídos. Por isso, além da luta por direitos básicos em questões étnicas, de origem, de gênero e sexualidade, a também a violência indiscriminada sobre pobres de comunidades como a política e a economia é pensada por e para os ricos, a população pobre não é tratada com respeito e dignidade pelos órgãos públicos, Como por exemplo o caso com a polícia civil mistura reportagem anterior.
Semana 5
1)Direito a terra aos indígenas, criminalização do racismo, proibição da censura e garantia da liberdade de expressão, leis trabalhistas, analfabetos com direito ao voto, voto obrigatório aos maiores de 18 anos. Forma de governo República Federativa e presidencialista.
2)Mudança demográfica, a população jovem ao grupo mais atingido por mortes violentas, consequências econômicas, sobrecarga no sistema público de saúde e a perda de liberdade democráticas.
3)A causa da violência contra as populações periféricas é o racismo estrutural em que a a estigmatização do negro visto sempre como potencial suspeito, aumentando a probabilidade de um jovem negro ser vítima de homicídio.
4)C