ATIVIDADES:
1- Cite algumas transformações químicas conhecidas desde o início da humanidade e sua
utilização.
2- Em que acreditavam os alquimistas? Quais as suas principais atividades?
3- Pesquise em livro de História, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa e identifique as
contribuições desses períodos históricos para o desenvolvimento da Química como Ciência?
4- Qual a diferença entre a explicação da combustão pela teoria do flogístico e pela teoria de
Lavoisier?
5- Cite uma das contribuições de Lavoisier para o surgimento da Química como Ciência.
6- Quais as contribuições da Alquimia para o desenvolvimento da Química?
7- Estabeleça a principal diferença entre Alquimia e a Química?
8- O que diferencia os conhecimentos químicos do senso comum?
9- O conhecimento químico expressa à verdade absoluta? Justifique sua resposta?
10- Zé Limpim é o fabricante de sabão mais vendido na sua região. Seu produto é fabricado por
várias gerações da família. No momento, sua produção já está sendo vendida até na capital. Você
poderia afirmar que Zé Limpim é um cientista e por isso o seu sabão é de boa qualidade? Justifique
sua resposta.
11- Dê alguns exemplos de áreas do conhecimento humano nas quais a Química tem dado sua
contribuição.
12- Descreva algumas atividades realizadas pelos Químicos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O fogo com combustão de madeira, as transformações de minérios em metais, o curtimento do couro para confecção de roupas, a fermentação para fabricação de bebidas e de pães, os corantes naturais parai tingir tecidos.
2) Os alquimistas acreditavam que podiam transformar qualquer metal em ouro. Eles acreditavam que se achassem a pedra filosofal conseguiriam obter ouro usando metais inferiores. E que na obtenção do elixir da longa vida, atraves da pedra filosofal, conseguiriam curar todas as doenças do mundo e se tornarem imortais
Resposta:
1 - Fogo: combustão da madeira, transformação de minério em metais.
Curtimento do couro: usado para confecção de roupas.
Fermentação: produção de bebidas e pães.
2 - Os alquimistas acreditavam que era possível transformar uma matéria em outra que fosse equivalente, e de certa forma é, só que não pelos métodos que eles usavam.
Os alquimistas tinham uma obsessão muito grande por:
1: Transmutar objetos: transformar metais em ouro por exemplo;
2: Criar o elixir da vida eterna: tentativa de prolongar a vida humana;
3: Criar vida humana de forma artificial (de certa forma é possível fazer isso hoje em dia);
4: Tentar fazer a nobreza enriquecer ainda mais.
5: Criar uma pedra filosofia (um objeto mistico com poderes de transmutar objetos, dar vida eterna, curar doenças e dar poder para uma pessoa).
Os alquimistas eram muito envolvidos com o senso comum, misticismo, espiritualismo, filosofia, e outras abstrações que não tinham vinculo cientifico, e eram essas abstrações que moviam os alquimistas.
3 - Foi um dos mais importantes grupos a defender o uso da razão. A razão como instrumento de percepção do mundo à sua volta. Fazendo uma ponte com a ciência, podemos verificar este mesmo pensamento no método científico.
4 - A revolução industrial trouxe financiamento para muitas pesquisas cientificas e desenvolvimento de muitas tecnologias. Já a Francesa trouxe explicação dos fenômenos observados na natureza, ou seja, uma nova forma de pensar e compreender o mundo, influência iluminista.
5 - Segundo essa teoria , os corpos combustíveis teriam como constituinte um "elemento", denominado flogístico, o qual era liberado durante a queima.
6 - Segundo a teoria flogístico, a combustão ocorre com liberação do flogístico.
Para Lavoisier, a combustão é uma reação com o gás oxigênio.
7 - Lavoisier contribuiu, de maneira significativa, para o surgimento da Química como ciência experimental, ao propor uma alternativa á teoria do flogístico e consolidar um novo método de investigação coerente com os métodos científicos.
8 - Não, pois a ciência se resume em estudar tudo que segue de uma lógica existem muitas maneiras de se chegar a um único resultado, por este motivo não este um único método científico.
9 - A alquimia contribuiu para o avanço da química moderna, pois através de suas experiências, conseguiram criar os remédios de hoje em dia. Eles acreditavam que as plantas tivessem um poder de cura, tanto é que, a princípio, os alquimistas tentaram criar a fórmula da imortalidade.
10 - A alquimia era baseada em princípios filosóficos, havia um grande misticismo. Já a química fundamenta-se em métodos experimentais, investigação, baseando em uma metodologia científica.
11 - As observações dos fenômenos e o método para obter as conclusões são rigorosas. No senso comum temos a lógica e a experiência do dia a dia para retirar conclusões, enquanto o conhecimento químico estabelece padrões e técnicas científicas para as investigações e conclusões.
12 - nada expressa verdade absoluta, nem mesmo isto.
Nós somos limitados ao nosso conhecimento. à medida em que adquirimos mais conhecimento nossos conceitos vão se aperfeiçoando.
Então, a verdade absoluta é uma utopia.
13 - Cientista é aquele ser que dedica a ciência. É aquele que a partir de uma espécie criada de alguma forma, estuda a mesma e desenvolve testes e estudos que permitem a evolução desta espécie. No caso do Ze Limpim ele não utiliza da ciência para fabricar o sabão. Ele utiliza de conhecimentos práticos adquiridos no seu convívio.