Química, perguntado por martinesluana7, 10 meses atrás

atividade para escola sobre lordose​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaamaia2003
0

Resposta:

A lordose, ou melhor, a hiperlordose, é uma curvatura acentuada da coluna, geralmente em sua parte inferior, causando a impressão de “bumbum arrebitado”.

Na grande maioria dos casos surge associada a escoliose ou a cifose, mais conhecida como corcunda.

Explicação:

Lordose é uma das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, presente na coluna lombar e cervical. No entanto, é também o nome popular do desvio que acentua essa angulação. A condição é marcada por uma maior projeção “para dentro” da coluna, o que podemos chamar ainda de hiperlordose.

Para compreendermos melhor o distúrbio, basta termos em mente a coluna vertebral.

Essa estrutura é composta por 33 vértebras e dividida em cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea. Além disso, possui quatro curvaturas padrões, duas lordoses, cervical e lombar, e duas cifoses, torácica e sacral.  

Tais angulações são esperadas, e não há motivo para preocupação. No entanto, alguns fatores podem levar a uma maior amplitude de desvio, o que pode vir a gerar complicações estéticas e fisiológicas ao corpo.

No que diz respeito a curvas lordóticas leves, geralmente flexíveis e reversíveis dependendo da movimentação do corpo, não há necessidade de tratamento.

Porém, quando a angulação se mantém alterada independente da posição, levando a prejuízos ao corpo e a qualidade de vida do individuo, é recomendado atendimento médico e tratamento especializado.

Em geral, uma curvatura de 40 a 60 graus na lombar e de 20 a 40 graus na cervical são consideradas normais.

Anexos:
Perguntas interessantes