ATIVIDADE
O tema Cidades Inteligentes foi inserido para ampliar nossos conhecimentos sobre o contexto de novas tecnologias de informação e comunicação e seus usos na gestão pública. Mas, também sinalizamos um importante debate a ser realizado cujo tema deve ser analisado, em relação a Smart City e sua forma de implementação no setor público. Com base nos nossos estudos, descreva e justifique qual seja esta preocupação central sobre Smart City, que envolve as empresas privadas e o setor público.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A maior preocupação das Smart City em relação a empresas privadas e o setor público é que o crescimento deve ser planejado, isso com certeza irá impor limites ao quanto a sociedade poderá se desenvolver.
Se há limites, menos riqueza será gerada, e há o risco de que alguns se beneficiem bem mais do que outros, gerando muita desigualdade.
A periferização e a expulsão de pessoas pobres dessas cidades também é um problema a se pensar, já que a periferização já é um problema atualmente.
Espero ter ajudado!
brunokiestilo:
Existe muito debate a ser realizado e pesquisas científicas a serem desenvolvidas para realmente atender a essa finalidade. Um importante debate é sobre os aplicativos oferecidos por empresas privadas às instituições governamentais. A tecnologia é concedida, mas a empresa também é favorecida com a produção irrestrita de um banco de dados cuja posse está sob o seu domínio. Assim, a captação de potenciais negócios com questões públicas são um aspecto a ser analisado.
cidadãos devem ser protegidos? Como garantir recurso para
desenvolvimento de tecnologia pelo setor público? Como evitar que mesmo com a “smartização”das cidades, os projetos públicos continuem sendo direcionados para privilegiar e valorizar determinados segmentos da cidade, como a valorização de áreas favorecendo o mercado de terras?
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Música,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás