Atividade:
Muito tem-se falado a respeito da linguagem jurídica, principalmente, reforçando a ideia de que se trata de uma linguagem difícil, pouco acessível e de domínio de uma minoria da população. Assim, esta atividade está dividida em duas partes, a saber:
1ª parte - pesquisa
Você deverá realizar uma pesquisa sobre a linguagem jurídica, identificando termos que são comuns somente nessa área de atuação e que geram tamanha estranheza para a maioria da população. Após essa identificação, você buscará por textos que apresentem posicionamentos de profissionais a respeito da simplificação da linguagem jurídica, a fim de compreender melhor o que realmente significaria essa simplificação da linguagem, tanto para os profissionais da área quanto para a população de maneira geral.
2ª parte – criação de mapa conceitual
Nesta etapa, você deverá criar um mapa conceitual a respeito do tema “Linguagem jurídica”. Portanto, precisará primeiro reconhecer o que vem a ser um mapa conceitual e, após, organizar as suas ideias sobre o assunto. Essa atividade pode ser realizada tanto em papel quanto no meio tecnológico, como preferir, só não pode se esquecer de anexar a imagem ou link de acesso de seu mapa para fins de avaliação.
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
Soluções para a tarefa
Para ser realizada a pesquisa e montagem do mapa conceitual sobre linguagem jurídica, é importante considerar os passos a seguir:
- Primeiramente, devemos concentrar as atenções para saber o que seria a linguagem jurídica, sendo esta uma ferramenta de processo comunicativo utilizada no âmbito da ciência do Direito.
- Será interessante a busca pelas expressões mais utilizadas nessa forma de comunicação.
- Destacar o seu uso e a real necessidade dessa linguagem.
- Em seguida, é necessário saber utilizar um mapa conceitual, ferramenta gráfica para uma melhor visualização de ideias a partir de um diagrama.
- Retomar os pontos mais interessantes da pesquisa sobre linguagem jurídica e organizá-los no mapa conceitual.
Do que se trata a linguagem jurídica e por que ela pode na verdade dificultar a comunicação?
A linguagem jurídica surgiu como um meio de comunicação próprio dos estudiosos da ciência jurídica e operadores da lei, sendo especialmente voltada para o uso científico e profissional.
Entretanto, é importante que sejam tomados os devidos cuidados no uso dessa linguagem, pois o Direito serve para regular condutas e está ligado à sociedade.
Sendo assim, é imprescindível que o Direito seja compreendido em um bom nível pelas pessoas, e o profissional dessa ciência deve se atentar para apenas usar os seus termos técnicos quando necessário, evitando rebuscar ou dificultar o seu entendimento.
Para ver mais sobre linguagem jurídica:
https://brainly.com.br/tarefa/16051198
#SPJ1