Atividade Em Pesquisa
FILOS
Políferos:
Platelmitos:
Moluscos:
Cnidários:
Nematódeos:
Anelídeos:
Astrópodes:
Equinodermos:
Cordados:
Fale O Que É Cada Um Deles É Cite Um Exemplo
Soluções para a tarefa
Poríferos: O filo das esponjas, animais muito simples que são sésseis. Não possuem órgãos e sistemas. Os poríferos também são os únicos animais que não possuem células nervosas > eles são organismos aquáticos sem meios de locomoção (animais sésseis).
Platelmintos: Os platelmintos são vermes que causam doenças. Existem vários platelmintos que vivem livremente e podem ser encontrados em ambientes aquáticos (na água do mar ou na água doce, podendo ser também em solo úmido). Um exemplo dos platelmintos são as várias espécies de planárias.
Moluscos: Moluscos são animais de corpo mole, mas a maioria deles têm uma concha que protege o seu corpo. Em sua estrutura corporal básica existem três partes: A cabeça, a massa visceral e o pé. Existem 3 classes nesse filo: Gastrópodes, bivalves e os cefalópodes. Alguns exemplos do filo são os caracóis, caramujos, polvos, lulas, ostras e etc.
Cnidários: São animais relativamente simples e vivem em ambientes aquáticos. Os pólipos são os cnidários com a forma corporal séssil, e a medusa, é a sua parte corporal móvel. Alguns exemplos de cnidários são: Águas-vivas, anêmonas, corais, hidras e etc.
Nematoides: Vermes de corpo aproximadamente cilíndrico, com as pontas afiladas e a musculatura desenvolvida. > Os nematoides possuem um tubo digestório completo. Em exemplos: Filária, lombriga e o ancilóstomo.
Anelídeos: Animais invertebrados com aspecto vermiforme, que possuem o corpo segmentado em anéis. Suas formas de respiração são a respiração cutânea e a respiração bronquial. Suas classes são os oligoquetas, os poliquetas e os hirudíneos.
Exemplos: Sanguessugas, minhocas, etc.
Artrópodes: São os animais invertebrados que possuem o corpo o corpo com partes articuladas (como patas ou pernas). Exemplos de artrópodes: Crustáceos, aracnídeos, insetos e diplópodes.
Equinodermos: Animais marinhos, mas não nadam e nem flutuam. Os equinodermos medem apenas alguns centímetros de diâmetro, mas há uma espécia de estrela-do-mar que chega a 1 metro. Alguns exemplos de equinodermos são: Lírio-do-mar, bolacha-da-praia, ouriço-do-mar, pepino-do-mar e etc.
Cordados: Animais que possuem uma notocorda, indicando a existência de um ancestral comum.
Exemplos: Salamandras, anfioxo, ascídias, anfíbios, etc.