Sociologia, perguntado por ri6085000, 6 meses atrás

Atividade de SOCIOLOGIA - 1º Bimestre

1 Podemos afirmar corretamente que a sociologia tem por objetivo estudar a) b) d) e) As relações entre os homens em sociedade As relações entre os animais, plantas e, de maneira geral, os seres vivos. As interações entre os organismos vivos e o meio natural Os fatos e os acontecimentos históricos datados pelo homem. As questões psicológicas que intrigam o homem em sociedade Sho considerados fatos histórico-sociais modernos que propiciaram o surgimento da sociologia: 2 a) b) C) d) e) A Revolução Cubana e a Independencia dos Estados Unidos. A Revolução Russa e a Revolução Chinesa. A Revolução Francesa e a Revolução dos Cravos em Portugal A Revolução Industrial e a Revolução Francesa. A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Farroupilha 3 Sobre o surgimento da Sociologia, podemos afirmar que: 1 A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da Sociologia enquanto ciência particular II - O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. IIT Aquilo que a Sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabclecem entre si na vida em sociedade. IV -- Interessa para a Sociologia, não individuos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais e etc Assinale a alternativa correta: a) II e III estão corretas, b) Todas as afirmativas estão corretas. c) I e IV estão corretas. d) I, III e IV estão corretas. e) II, III e IV estão corretas, 4. Selecione as afirmativas que indicam o contexto histórico e social que possibilitou a origem da Sociologia I - A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta as novas situações colocadas por estas revoluções II - Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social caracterizou-se pela produção das coisas úteis, através da organização da ciência e da tecnologia III - O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a Teologia a forma norteadora desse pensamento IV - A formação de uma sociedade, que se industrializava e se urbanizava em ritmo crescente, propiciou o fortalecimento da escravidão e da família patriarcal Assinale a alternativa correta: a) III e IV b) I, II e III. c) II, II e IV.​

Soluções para a tarefa

Respondido por RAFINHAfofo
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Resposta:

Explicação:

Parece evidente que nós, seres humanos, distinguimo-nos dos demais animais existentes, afinal, nós somos racionais. Essa evidência, por sua vez, pode proporcionar vários caminhos investigativos para as ciências e para a filosofia. Neste texto, veremos alguns aspectos dos seres humanos abordados por grandes filósofos que marcam, intensamente, a diferença entre os seres humanos e os animais.

Platão é o primeiro filósofo a afirmar a existência de um dualismo psicofísico no ser humano, ou seja, uma composição dupla formada entre o corpo e a alma que nos compõem. Segundo o filósofo, existe uma alma, perfeita e imaterial, e um corpo, material, limitado e imperfeito, que nos fazem tal como somos. Platão não trata diretamente da relação entre os animais e os seres humanos, mas ele nos deixa uma pista importante: somente os seres racionais conseguem viver uma vida plena, pois somente a racionalidade leva ao mundo das ideias, que é perfeito e imutável.

Aristóteles, por sua vez, afirma que o ser humano é um animal político. O ser humano vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a linguagem. O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar. Justamente por essas possibilidades, podemos realizar uma infinidade de tarefas, que vão desde o desenvolvimento de técnicas (com a ajuda de nossa postura ereta e de nosso polegar opositor, que possibilita o movimento de pinça com as mãos) até o estudo da matemática, da música e da lógica.

A filosofia surgiu graças a essas características humanas, mas somente na modernidade alguns filósofos realmente se preocuparam em analisar, minuciosamente, as diferenças entre os seres humanos e os animais. René Descartes, em oposição à filosofia escolástica, que afirmava que todo ser vivente possui uma alma, reafirmou o dualismo psicofísico de Platão, aplicando-o apenas aos seres humanos. Segundo o filósofo moderno, os animais não apresentavam uma alma, sendo apenas autômatos da natureza, ou seja, espécies de seres mecânicos que desenvolvem movimentos mecanicamente. Isso significa dizer que o ser humano é capaz de pensar, falar e movimentar-se livremente e de acordo com sua vontade, ao passo que os animais apenas desempenham tarefas mecânicas.

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Já no início da contemporaneidade, o ser humano passou a ser visto como um ser que trabalha e modifica seu meio por meio do trabalho, como afirma a tese marxista, e como um ser sem essência, segundo a tese existencialista. No primeiro caso, o ser humano só se identifica como tal porque trabalha, porque é capaz de desenvolver um trabalho essencial e racional, mesmo que sendo explorado pela figura do burguês. No segundo caso, o ser humano não nasce pronto, ou seja, não possui uma essência ou conceito de humano que o define de imediato, mas se constrói a cada dia, de acordo com suas vivências. Isso não o iguala a um animal irracional, pois, para os existencialistas, o ser humano é capaz de acumular vivências e experiências em sua mente que definem suas preferências e escolhas, algo que os animais irracionais não fazem porque só vivem o momento presente e nada mais.

Em vias de conclusão, podemos afirmar que existem diversas formas de definir o conceito de ser humano de acordo com a história da filosofia. Algo que sobressalta aos olhos do leitor é, portanto, o fato de que, na maioria das vezes, a diferença entre os seres humanos e os demais animais é um fator quase evidente. Em virtude da nossa capacidade, nós podemos nomear, classificar e estudar as coisas, bem como criar as artes, as técnicas e ordenar as ciências.

Por Francisco Porfírio

Graduado em Filosofia

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