Português, perguntado por Gustavo5432, 1 ano atrás

Atividade de português

- Respostas lógicas e concretas

1°) No texto, Monteiro Lobato afirma que o indianismo celebrizadopelos autores românticos não tinha morrido, mas "evoluíra" para o que ele chama de "caboclismo". Explique com suas palavras o que Lobato quis dizer.

2°) No contexto da independência, da formação da identidade nacional, cultuava-se a origem indígena. Segundo Lobato, seus contemporâneos, findo o "ciclo indianista, passaram a orgulhar-se de pretencer à "raça de caboclo". O autor avalia que esse outro "ciclo" também passaria. Quem seriam os "demolidores de ídolos", a "gente má e sem poesia" que lhes expunha "a verdade nua" ?

3°) Teorias racistas da época influenciaram o autor do Urupês, que, mais tarde, no convívio com pesquisadores, mudou sua visão sobre a figura que ele chama de "Jeca".

A) No texto, que exemplos de atitude do "caboclo" o autor cita para sustentar a imagem que faz dessa "raça" de brasileiro ?

B) Que verbo Lobato, usar metaforicamente, para caracterizar o "Jeca" ? Qual é o seu sentido ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
276
Olá.

1. Monteiro Lobato quis dizer que o indígena, idealizado como herói pelos autores românticos, deu lugar ao caboclo ("jeca"), um indivíduo sem nenhuma virtude física ou moral.

2. Seriam os cientistas, que revelariam a origem do povo brasileiro.
>> "Irão os malvados esgaravatar o ícone com as curetas da ciência."

3. O autor cita episódios históricos brasileiros, como a Independência, o fim da escravidão e a Proclamação da República, para mostrar a passividade, o atraso e a preguiça do "jeca", que não se manifesta diante de fatos tão importantes.

4. Monteiro Lobato usa o verbo "vegetar" de modo metafórico. Seu sentido é viver apenas fisicamente, sem atividade mental.
>> Assim, o autor destaca a inatividade do "jeca".



Bons estudos!
Respondido por thaissacordeiro
48

1. Para Monteiro Lobato a palavra "caboclismo" está relacionada a mistura de raças (índio + branco) que faz com que a pessoa não tenha vontade para realizar nenhuma tarefa, seja preguiçosa. Dessa forma, sendo retratada como alguém sem moral e virtude.

Em Urupês, uma das obras mais famosas de Monteiro Lobato o indianismo aparece de outra forma, como um sujeito mais passivo. Diferentemente de José de Alencar que retrata em suas obras o índio como um sujeito valente, destemido e símbolo da nação brasileira.

2. Na sua obra, Lobato apresenta os cientistas como responsáveis por mostrar a origem do povo brasileiro. A afirmação pode ser notada no trecho:

"Mas, completado o ciclo, virão destroçar o inverno em flor da ilusão indianista os prosaicos demolidores de ídolos – gente má e sem poesia. Irão os malvados esgaravatar o ícone com as curetas da ciência. E que feias se hão de entrever as caipirinhas cor de jambo de Fagundes Varela! E que chambões e sornas os Perís de calça, camisa e faca à cinta!" (LOBATO, 1972).

3. Em Urubês, Jeca Tatu representa uma pessoa que não tem conhecimento, é preguiçosa e não tem pensamento crítico a respeito da política. Sem nenhuma participação.

Na obra é possível encontrar grandes temas que fizeram parte do cenário nacional como a Independência, Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.

Porém apesar de tantos episódios importantes, Jeca não sabia de política e não tinha participação.

4. O autor usa o verbo "vegetar" como uma metáfora. O sentido atribuído é de uma pessoa que está presente apenas fisicamente, mas que não apresenta nenhuma atividade mental.

O uso do verbo foi usado para descrever Jeca, um caboclo que só queria saber de cachaça, comida e nada mais. Era um sujeito passivo, sem opinião e conhecimento.

Jeca era um sujeito que votava por votar, sem voto consciente.

Portanto Monteiro Lobato em sua obra Urupês faz uma crítica social aos cidadãos daquela época.

Estude mais sobre Monteiro Lobato em https://brainly.com.br/tarefa/20622243

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes