ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: ANEXOS EMBRIONÁRIOS
1. O que são anexos embrionários?
2. Como são desenvolvidos?
3. Quais são as funções da placenta?
4. Quais são as constituições da placenta?
5. Do que é feito o líquido amniótico?
6. Qual a constituição do cordão umbilical?
7. Explique o que é âminion e Corion.
I
Soluções para a tarefa
Resposta:
1°: Anexos embrionários são apêndices encontrados junto ao embrião em formação, que têm como função suprir necessidades e realizar tarefas de manutenção do organismo durante seu desenvolvimento. São encontrados em diferentes formas de vida, apresentando variações quanto à sua forma em cada um desses grupos biológicos.
2°: Os anexos embrionários são seu estruturas formadas a partir dos folhetos germinativos que não fazem parte do corpo do embrião... O saco vitelínico é uma estrutura formada a partir do mesoderma e endoderma, que envolve o vitelo, participando, assim, do processo de nutrição do animal em desenvolvimento.
3°: Fornecer nutrientes e imunidade, realizar trocas gasosas e remover excretas do embrião.
4°: Porção fetal, originária do saco coriônico – córion viloso (frondoso); □ Porção materna, derivada do endométrio – decídua basal. Decídua basal: parte que fica abaixo do concepto, formando o componente materno da placenta. Decídua capsular: parte superficial da decídua que recobre o concepto.
5°: É produzido pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa. Depois disso, é formado também pelas excreções dos rins do bebê, que eliminam sódio e concentram a ureia, modificando assim a sua composição química.
6°: O cordão umbilical é então uma estrutura que liga o feto à placenta, uma espécie de via de comunicação entre o bebê e a mãe, constituída por três canais (vasos sanguíneos) - duas artérias e uma veia - envolvidos por uma espécie de substância gelatinosa (a geleia de Wharton).
7°: O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, contendo na sua cavidade o líquido amniótico: responsável pela proteção do indivíduo contra choques mecânicos, desidratação e patógenos. Ele, ainda, permite que o feto se movimente, auxiliando no desenvolvimento muscular; e também impede que este fique aderido ao âmnio.
E o cório, também denominado serosa, é o mais externo dos anexos embrionários; envolve não só o embrião, mas todos os outros anexos embrionários, ou seja: âmnio, saco vitelínico e alantoide. Ele também confere proteção mecânica, além de proteção térmica e contra a entrada de micro-organismos patogênicos.
Espero ter te ajudado ^•^