Atividade da canção “Couro de Boi” a) Qual o gênero musical da canção? Onde as pessoas da canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira? b) Marque os verbos da primeira e da última estrofe. c) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal na primeira e na última estrofe. d) Você acha que é comum o uso da concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia a dia. e)Você acha que a ligação entre o sujeito e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja? Justifique f) Como é a concordância verbal que usamos no dia dia? Difere muito da variante da canção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
faltam as outras perguntas por favor respondam eu preciso urgente dessas respostas
Explicação:
Resposta:
a) Qual o gênero musical da canção? Onde as pessoas que são citadas na canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira? R: Gênero sertanejo. Costumam viver no campo, trecho da música que justifica: “Leve este couro de boi que eu acabei de curtir”. Interior de São Paulo, interior de Minas Gerais.
b) Marque os verbos da primeira e da última estrofe. R: Conheço, é, diz, trata, trata, sentindo, poder, trabalhar,foi morar, era, deu, implicar,manda, quiser, eu, vá, foi, falar,disse, vou, me, casar,vai, ficar, vai, morar,pode, ser, aconteça, se combinar, vou, dar, levar.
c) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito. R: Eu (conheço); um pai ( trata); dez filhos (trata), o velho ( foi morar); o rapaz ( era casado); a mulher (deu). O senhor (vai), nós (se combinar).
d) Você acha que é comum o uso da concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia a dia. R: Resposta pessoal. Caso os alunos não relembre de nenhuma frase, algumas dicas: “ Os livros tá em cima da mesa”; “ Meus pais chegô cedo” ; “ Elas veio para a escola”
e) Você acha que a ligação entre o sujeito e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja? Justifique. R: Espera-se que os alunos respondam que sim, pois a canção apresenta a variante caipira, uma expressão linguística de determinadas áreas do país, que faz a concordância não-padrão.
f) Como é a concordância verbal que usamos no dia dia? Difere muito da variante da canção? Não. Muitas vezes, fazemos a mesma concordância que a da variante da canção.