Atividade 4 - Qual é a importância dos mares primitivos para a origem da vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os mares primitivos podiam ser considerandos grandes “sopas nutritivas”, devido a presença dessas substâncias orgânicas. Miller após observar a teoria proposta por Oparin e Haldane, tentou demonstrar experimentalmente o que seria a Terra primitiva e como ocorreria o surgimento das proteínas.
Explicação:
Bons estudos
A importância dos mares primitivos para a origem da vida, radica em que graças a eles surgieram moléculas complexas que deram origem ás células primitivas, que evoluiram para formar os seres vivos.
Aqueles mares primitivos eram muito quentes e esse calor fazia com que as moléculas continuassem reagindo umas com as outras, surgindo novas moléculas cada vez mais complexas;
Oparin chamou esses mares carregados de moléculas de caldo nutritivo ou sopa primordial. Algumas dessas moléculas se juntaram formando associações na forma de pequenas esferas chamadas coacervados, que deram origem ás células
A chamada "sopa primordial" evoca uma teoria segundo a qual a vida orgânica se originou no líquido dos oceanos ou lagoas há 3 ou 4 bilhões de anos.
A vida seria o resultado da combinação de agentes químicos como metano, amônia e hidrogênio com algum tipo de energia que transforma aminoácidos em base de proteínas.