ATIVIDADE 3 Clique para acessar a matéria.. Após a leitura, com as informações obtidas nessa matéria, você sendo gestor(a) dessa empresa com esses três produtos A, B e C e com uma capacidade fictícia máxima de produzir 10mil unidades de cada produto. Está empresa recebe uma encomenda acima da sua capacidade, ou seja, 12 mil unidades de cada produto, mas, sua capacidade é somente de 10mil de cada produto. Responda com o que você aprendeu no E-book e nesta matéria, qual desses produtos você escolheria para produzir que gerariam o melhor retorno para empresa, explicando bem contextualizado com suas próprias palavras os motivos dessas escolhas? Dicas: Você consegue produzir 10mil de cada produto, ou seja, um total de 30 mil. A encomenda é 12mil de cada produto, ou seja, 36mil. Desta forma, dois produtos você consegue atender em 100% (12mil + 12mil = 24mil), porém, o último produto você conseguirá atender somente metade 6mil, pois, sua capacidade operacional é 30mil. (produto A 10mil + produto B 10mil + produto C 10mil). Então, 30mil - 24mil = 6mil. Esse 6mil será para o terceiro produto. Você deve escolher os dois produto que darão os melhores retornos e deixar por último o pior retorno..
Soluções para a tarefa
Boa tarde,
O conceito que devemos observar ao definir em quais produtos empregar a capacidade produtiva total e em qual limitaremos a quantidade produzida é o de margem de contribuição.
A margem de contribuição determina o quanto cada produto contribui para o pagamento dos custos fixos e, consequentemente, para a geração de lucro para a empresa, ou seja, os produtos com as maiores margens de contribuição são aqueles com o melhor retorno. Conforme vemos na matéria, a margem de contribuição do produto A é de 526, a do produto B é de 1.954 e, por fim, a margem de contribuição do produto C é de 1.272. Portanto, podemos observar que o produto A é aquele que menos contribui para o lucro da empresa.
Nesse sentido, ao escolher o mix de produtos daremos prioridade àqueles que contribuem mais para os lucros da empresa em detrimento daquele com menor margem de contribuição. Então empregaremos a capacidade produtiva total nos produtos B e C, e nos limitaremos à 6 mil unidades do produto A.
Produto A → 6 mil unidades
Produto B → 12 mil unidades
Produto C → 12 mil unidades
Total → 30 mil unidades